8 benefícios de contratar uma consultoria imobiliária

Apesar de serem profissionais afins — por atuarem no ramo imobiliário — as funções de um corretor de imóveis e de um consultor imobiliário são diferentes.

Enquanto o primeiro se responsabiliza pelos procedimentos das transações imobiliárias, do início até a conclusão da venda; o consultor é responsável por comandar a consultoria imobiliária, que é feita para estudar como está o mercado imobiliário em determinado período. A partir daí, ele traça um panorama para seus clientes, mostrando o momento mais recomendado para negociar seus imóveis.

Além disso, para poder atuar, o corretor precisa estar inscrito no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), de acordo com o artigo 3º da Lei n° 6.530 de 1978. Já o consultor imobiliário, geralmente, é um advogado imobiliário ou um profissional com profunda experiência em direito imobiliário, mas não precisa ser cadastrado no CRECI.

Pensando em ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, neste artigo, separamos os 8 principais benefícios de contratar uma consultoria imobiliária. Acompanhe!

1. Garante segurança na compra e na venda do imóvel

Ao contar com a assessoria de uma imobiliária, todos saem ganhando. No entanto, as pessoas que se sentem muito

inseguras na aquisição de um bem dessa proporção são as mais beneficiadas. A consultoria imobiliária é capacitada a informar sobre a valorização comercial da região onde o imóvel se encontra e do bem propriamente dito. Além disso, ela mostra todas as vantagens e também as desvantagens apresentadas pelo apartamento ou pela casa.

2. Faz a divulgação em mídias especializadas

À primeira vista, anunciar o próprio imóvel em sites especializados em compra e venda de bens pode parecer tentador, porém existem custos para essa divulgação. Nesse sentido, as imobiliárias possuem pacotes e maior conhecimento e facilidade para essa tarefa.

Elas também conhecem os melhores dias e horários para deixar seu imóvel o mais visível possível e fazem a divulgação em vários sites e portais — e não apenas em um, como costuma acontecer com usuários particulares. Assim, as chances de vender seu imóvel em um espaço menor de tempo são expressivamente maiores. Cabe ressaltar que a divulgação feita com a publicação é realizada sem quaisquer custos para o vendedor.

3. Realiza a aproximação das partes

Os corretores e os consultores de imóveis mantêm um diálogo direto e centrado nas necessidades dos clientes (sejam eles compradores ou vendedores). Além disso, são eles que fazem a intermediação e a aproximação de ambos.

Isso porque, em geral, eles já têm cadastrados, em seu sistema, potenciais compradores com perfis compatíveis com o valor do bem e com o que é oferecido pelo imóvel — como localização, proximidade com serviços pretendidos pelos compradores ou com o trabalho ou com a escola dos filhos, entre outros aspectos atrativos para quem está decidido a comprar.

4. Garante respaldo jurídico

Para ocorrer uma transação imobiliária, é preciso haver um documento denominado Instrumento Particular de Contrato de Compra e Venda. E cabe à imobiliária elaborar e preencher esse formulário, no qual serão mencionados, de forma clara e o mais detalhadamente possível, todos os custos da venda.

Também é responsabilidade dela consignar todas as condições e as formas de pagamento a serem realizadas por ambos os envolvidos (vendedor e comprador do imóvel). Além disso, nesse documento, ainda serão anotadas as demais cláusulas para manter o contrato juridicamente adequado, assegurando todas as garantias que cabem às partes.

5. Ajuda na elaboração de escrituras públicas

Comprar e vender imóveis envolve uma burocracia que requer a apresentação de vários documentos, como cópia da matrícula do imóvel, certidão negativa de débitos relativos ao IPTU, certidão de ônus reais e muitos outros. Assim sendo, o consultor imobiliário reúne todos eles, providencia o traslado e agiliza os procedimentos, ou seja, cuida de tudo para que o comprador e o vendedor apenas chequem os termos contidos na escritura e a assinem.

Convém lembrar que, pelo artigo 215 do Código Civil, o registro deve ser feito, obrigatoriamente, por uma escritura pública em um Cartório de Notas.

6. Auxilia no registro de imóveis

A consultoria imobiliária também garante que todo o processo de registrar o imóvel — que pode sair relativamente caro, demorado e burocrático — seja mais simples para o comprador. Funciona assim: logo após ser lavrada no Cartório de Notas, a escritura é encaminhada a outro cartório, o de Registro de Imóveis.

É lá que ela será registrada e, a partir daí, poderá ser feita a alteração de propriedade da matrícula do imóvel. Nesse momento, a presença do consultor imobiliário é fundamental para garantir que todo esse processo corra segundo o que é regido pela norma legal.

O profissional também orienta o cliente com relação ao recolhimento de tributos obrigatórios para efetuar a transmissão da propriedade — como o ITBI, que é o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, ou o ITCMD, o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação. O consultor ainda verificará se o prazo de 30 dias, concedido pela Lei de Registros Públicos (nº 6.015, de 1973), foi cumprido.

7. Ajuda com financiamento e liberação do FGTS

Se for o caso de a aquisição do imóvel ser feita por meio de financiamento, tanto este quanto a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) são consideradas etapas que envolvem muitos detalhes. Por isso, os profissionais que atuam em imobiliárias são devidamente preparados para realizar esse serviço complicado e burocrático. Eles têm ampla compreensão a respeito de financiamentos, o que garante que o processo seja mais tranquilo, ágil e bastante seguro.

8. Conduz o recebimento total dos valores (o pós-venda)

Acompanhar o pós-venda é outra grande vantagem em poder contar com a consultoria imobiliária — o que não acontece quando se negocia diretamente com o proprietário. Tanto os consultores quanto os corretores são responsáveis por se comprometerem — perante quem está vendendo —, por conduzirem o trâmite de liberação e pelo recebimento dos valores devidos pelos compradores. Além disso, é muito importante ressaltar que todos os honorários só serão pagos nesse momento.

Gostou de conhecer os benefícios de uma consultoria imobiliária? Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais detalhes sobre como podemos ajudá-lo nesse sentido, então entre em contato conosco e conheça todas as soluções que temos para oferecer!