5 motivos para ser um consultor ou corretor de imóveis

As profissões de corretor de imóveis e de consultor imobiliário são convidativas pelas muitas vantagens que apresentam e por representarem um desafio a cada novo dia, sendo ideais para quem não quer cair na monotonia e deseja ganhar mais e também para quem busca oportunidade de crescimento profissional.

Acompanhe o texto e veja as diferenças entre as áreas de atuação de ambas — corretor e consultor — e, a seguir, 5 surpreendentes motivos para ingressar nas carreiras que fazem parte de um ramo de negócios consolidado e com muitas oportunidades!

Diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis

Regulamentação da profissão

A primeira diferença diz respeito à legalização do trabalho perante a lei, sendo que a nova regulamentação à profissão foi concebida com a Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, que regulamenta o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias (popularmente conhecido como corretor de imóveis). Dessa forma, para atuar, o corretor é obrigado a ter CRECI, já o consultor não precisa ter esse documento.

Ramo específico de atuação

O corretor é responsável por todos os procedimentos das transações imobiliárias, do início à conclusão da venda. Por isso, ele conhece tudo sobre contratos, escrituras, certidões e documentações do imóvel do proprietário.

Já o consultor de imóveis enxerga e entende o mercado imobiliário de maneira bastante aprofundada. Ele estuda como está o mercado economicamente falando e depois traça um panorama para os seus clientes, no qual mostra se o momento é ideal ou não para negociar imóveis.

Diferenças na remuneração de cada um

Outra distinção significativa entre ambos é a maneira como recebem pelo serviço que prestam. O corretor de imóveis recebe por resultados, ou seja, pelas transações e por alcançar as metas vendendo e locando imóveis.

Já o consultor recebe independentemente do resultado, podendo receber por mês, dia ou mesmo por hora trabalhada. Isso depende do lugar onde trabalha ou de como seu serviço é prestado. Ele ainda pode ser remunerado por tarefa executada, como quando realiza uma consultoria imobiliária para alguma empresa que o contrata especialmente para esse fim.

Agora que você conhece todas as diferenças entre esses dois profissionais, confira os cinco ótimos motivos para se tornar um desses profissionais!

Motivos para se tornar um desses profissionais

1. Estabelecer horários flexíveis

A flexibilidade no trabalho dos consultores e corretores de imóveis é observada tanto pelos que trabalham em uma empresa como contratados quanto pelos autônomos, pois ambos gerenciam seu próprio tempo e montam sua própria agenda.

Obviamente, quando você trabalha para uma imobiliária, há certos horários a cumprir para ficar de acordo com o período trabalhado pelos outros corretores, mas esse tempo é sempre mais flexível do que em várias outras carreiras. Isso é possível, inclusive, porque é o corretor quem agenda as visitas aos imóveis, tanto para vender quanto para captar as propriedades.

2. Iniciar a carreira em qualquer idade

A idade costuma ser um fator preponderante em muitas profissões, mas não nas de corretor e de consultor imobiliário. Muito pelo contrário, os profissionais com mais idade costumam passar ao cliente mais segurança e conhecimento sobre a compra e venda de imóveis, gerando maior credibilidade, tanto para os corretores quanto para a imobiliária que os contrata.

Portanto, mais do que ter determinada idade, saber se comunicar bem e ter um bom relacionamento com as pessoas é fundamental para crescer na carreira. Lembre-se! Ser carismático, ter senso de empatia e muita autoconfiança são muito mais importantes do que a idade!

3. Ter bons (ou ótimos) ganhos financeiros

Quem conhece um pouco do trabalho desses profissionais sabe que o ganho financeiro é bastante atrativo. Um corretor experiente e bem-sucedido costuma receber cerca de 30% a 40% da comissão de uma imobiliária.

E o lema “venda mais e ganhe mais” é levado a sério, e há imobiliárias que dão assessoria para o corretor receber grandes comissões por venda. O fato de muitas delas trabalharem com equipe reduzida também aumenta exponencialmente as chances de maiores ganhos.

O cenário também é positivo para os corretores independentes — aqueles que não têm vínculos com imobiliárias — que ganham até 6% de comissão sobre o valor da venda do imóvel, o que pode significar um retorno financeiro expressivo. Entretanto, cabe ressaltar que, atuando por conta própria, o profissional não contará com a assessoria de uma imobiliária de confiança, conceituada e renomada, que passa maior credibilidade ao cliente.

Mas cabe ressaltar que, por serem profissionais liberais, os corretores têm rendimento variável baseado na comissão dos contratos realizados. Assim, é fundamental que o técnico em vendas se dedique e tenha a disciplina necessária para equilibrar seus ganhos mensais.

4. Construir uma carreira sólida

Se uma de suas metas na vida profissional é ingressar em uma carreira que permita que você seja promovido podendo chegar, inclusive, a diretor da empresa, atuar no ramo imobiliário é o seu perfil. Um profissional com boas noções de gestão de pessoas e muita visão de negócios pode chegar a coordenador e a gerente da equipe de corretores e, até mesmo, a diretor comercial.

O profissional que trabalha em uma imobiliária que estabelece parcerias firmadas com construtoras renomadas do mercado, comercializando lançamentos exclusivos, tem ainda mais chances de se tornar um corretor ou consultor conhecido e renomado.

5. Trabalhar no que gosta

Você certamente já ouviu a frase: “Trabalhe no que gosta e não terá que trabalhar um único dia da sua vida”. Essa expressão é absolutamente verdadeira para essa profissão porque a rotina dos corretores e consultores é bastante variada, ou seja, eles não “caem na rotina” e nem se sentem engessados dentro de uma sala de escritório.

Uma venda nunca é igual à outra, os argumentos nunca são os mesmos, e os clientes costumam ser bastante diferentes entre si, com anseios e necessidades diversas. A vantagem de não ficar o dia todo num escritório e conhecer lugares novos diariamente é estimulante.

Se esse dia a dia repleto de novidades combina com você, venha trabalhar com a gente como consultor ou corretor de imóveis! Confira nossa vaga disponível para o cargo de consultor.