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Retorno sobre investimento: como fazer o cálculo?
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Retorno sobre investimento: como fazer o cálculo?

Manter o alto desempenho em um negócio requer o acompanhamento constante dos seus gestores para que as estratégias empregadas sejam ajustadas às realidades do mercado, especialmente, o imobiliário. Para que a empresa seja lucrativa, é necessário que cada centavo investido traga resultados positivos. É exatamente para verificar se é isso que está acontecendo que serve o ROI ― o cálculo do retorno sobre investimento.

A métrica é muito utilizada para calcular os resultados sobre os investimentos em marketing, porém, pode ser empregada em qualquer outra área de uma empresa. Ela revela ao gestor se os recursos empregados nela estão trazendo perdas ou ganhos para a companhia, tanto de modo geral, como de cada iniciativa isoladamente, permitindo a eliminação ou a correção daquelas que não são lucrativas.

Neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o ROI: o que é, qual a sua importância, como fazê-lo e como acompanhar a métrica. Continue lendo e melhore o desempenho dos seus negócios!

O que é o ROI?

ROI é a sigla para Return on Investiment ou, no nosso idioma, retorno sobre investimento. Trata-se de uma métrica obtida levando em consideração as quantias investidas, em relação ao que se ganhou ou se perdeu com cada iniciativa da empresa.

Por exemplo, ela pode ser aplicada aos treinamentos, à compra de equipamentos e ferramentas tecnológicas, a novas contratações, às ações e marketing etc.

Com base nessa métrica, além de evitar que maus investimentos continuem a ser feitos, ainda é possível que se planeje melhor as metas de crescimento da empresa, levando em consideração os resultados obtidos. Diante disso, se torna possível perceber o quanto o cálculo do retorno sobre o investimento é importante para a manutenção da competitividade de uma empresa.

Qual a importância de saber calcular o retorno sobre investimento?

Como você viu até aqui, o acompanhamento da métrica traz diversos benefícios para a empresa, permitindo que seus gestores tomem decisões com embasamento. Veja mais detalhadamente cada um desses benefícios.

Ajuda na otimização de investimentos

À medida que se percebem resultados positivos ou negativos sobre o investimento feito em determinada ação, é possível saber se é vantajoso ou não continuar apostando nela. Desse modo, as verbas poderão ser transferidas para as melhores opções.

Por exemplo, no mercado imobiliário, existem diversos canais em que se pode anunciar imóveis à venda ou para locação. Calculando o ROI obtido em cada um deles em negócios anteriores, se torna possível definir onde expor cada produto.

Traz expectativas de retorno realistas

Com base no cálculo do retorno sobre investimento, é possível, também, fazer projeções e obter expectativas realistas para os investimentos da empresa. Isso inclui a proporção do crescimento de resultados em relação ao aumento do emprego de recursos, fazendo com que possam ser ajustados com base nas metas da empresa.

Ajuda a compreender os resultados de casa ações

O ROI pode ser calculado tendo em vista uma visão macro dos retornos obtidos pela empresa ou, também, visando os resultados de cada ação isoladamente. Assim, permite que se saiba quais delas podem estar comprometendo o desempenho geral da companhia.

Imagine que em uma campanha de marketing digital sejam utilizados diversos canais de mídias pagas, como links patrocinados nos mecanismos de busca, impulsionamento de posts em redes sociais e o envio de e-mail marketing.

À medida que se identifica que uma dessas mídias não está gerando retorno, a verba investida nela pode ser transferida para aquela que está obtendo os melhores resultados, melhorando o ROI da campanha como um todo. Esse mesmo raciocínio pode ser utilizado em qualquer outra área da empresa.

Por exemplo, é possível identificar que tipo de imóvel gera mais resultados, para assim saber em qual deles investir.

Embasa novos investimento ou justifica o corte deles

Imagine que você tenha uma verba disponível para realizar novos investimentos na empresa. Com base no ROI, será possível identificar quais áreas e ações estão trazendo mais retorno, dando um maior direcionamento de onde empregar esse capital.

Da mesma forma, se for necessário realizar cortes nas despesas da empresa, o cálculo do ROI ajudará você a enxergar o que custa mais caro.

Como fazer o cálculo do ROI?

O cálculo do ROI leva em conta duas variáveis: o custo e a receita obtida por uma ação realizada. Desse modo, deduzindo o valor do custo do montante da receita e dividindo esse resultado pelo custo, se chega ao retorno sobre investimento.

Por exemplo, imagine que você tenha investido R$1.000,00 em uma campanha e ela tenha resultado R$10.000,00. O cálculo fica assim:

ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000

ROI = 9

Percentual do ROI = 9*100 = 900%

O que significa que a sua campanha teve um retorno de 9 vezes o valor investido ou de 900% sobre ele.

O que fazer com os resultados obtidos?

Agora que você já sabe como fazer o cálculo do ROI, é importante entender como interpretá-lo e o que fazer com ele. Veja, mais detalhadamente, a seguir.

Crie relatórios

Criar relatórios é o primeiro passo para o bom uso do cálculo, pois desse modo se consegue obter uma visão melhor do que está acontecendo. Além disso, manter esse registro possibilita a avaliação da métrica ao longo do tempo, o que permite a criação de projeções.

Faça ajustes na sua estratégia

Com o relatório que demonstra o ROI de cada ação da empresa em mãos é que se pode fazer o comparativo entre elas. Além disso, identificar os pontos nos quais a estratégia precisa ser ajustada, por exemplo, transferindo a verba de uma ação para outra.

Continue monitorando

Por fim, o acompanhamento contínuo do ROI da empresa é o que permite avaliar o seu crescimento. As variações dele ao longo tempo, para baixo ou para cima, devem ser observadas com atenção, pois servem de alerta para as possíveis situações indesejadas, como a ocorrência de prejuízos para o negócio.

Como você viu, o cálculo do retorno sobre o investimento é uma importante ferramenta que permite ao gestor determinar, com embasamento, os rumos da empresa com as suas decisões ou o investidor imobiliário avaliar em que tipo de imóvel aplicar o seu dinheiro. Ele também incentiva novos investimentos capazes de gerar mais resultados, assim como, a eliminação daqueles que não estão trazendo nenhum retorno.

Ficou mais claro o que é, qual a importância e como calcular o retorno sobre investimento? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outros gestores a obter mais resultados com a ajuda dessa informação!

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