Quais são os principais bairros de Nova Lima?

Localizado na Grande Belo Horizonte, o município de Nova Lima faz fronteira com a região Centro-Sul da capital — a mais rica de BH. Por ser considerada uma das cidades com maior infraestrutura e qualidade de vida da área, ela atrai moradores de alto poder aquisitivo.

E não é difícil entender a fama de garantia de excelente qualidade. Seus ótimos adjetivos falam por si só: o clima da cidade é ameno e aconchegante, e a grande presença do verde é outro atrativo. Sua colonização inglesa deixou marcas até hoje.

Por lá, encontram-se igrejas com obras de Aleijadinho e cachoeiras espalhadas por regiões famosas, como Macacos. Continue a leitura para conferir os principais bairros de Nova Lima e todas as suas características!

Vila da Serra

Localização privilegiada

Vila da Serra é vizinho do bairro Belvedere, um dos mais valorizados de Belo Horizonte e, assim, vem chamando a atenção de quem deseja morar na região sul para aproveitar todas as suas vantagens. Pode-se dizer que você estará quase morando em Beagá!

Excelente relação custo x benefício

Devido à sua localização, existem diversos empreendimentos sendo construídos e outros recém-lançados. Com a alta oferta, o preço se tornou mais competitivo e atrativo. O fato do valor do IPTU ser menor do que o de Belo Horizonte representa outra vantagem em comprar um imóvel no bairro.

Tranquilidade em meio à natureza

O barulhinho da natureza é o som que predomina nesse bairro sossegado e repleto de verde, garantindo maior tranquilidade para o dia a dia dos moradores. A sensação é a de que estamos vivendo no interior. Seu clima — muito ameno — se deve à vizinha Mata do Jambreiro e às paisagens verdes exuberantes ao redor.

Infraestrutura completa

Ter de se locomover por longas distâncias para ir à escola, fazer compras e desfrutar de outras comodidades não é nada prático. Mas, morando no Vila da Serra, isso não será preciso.

Isso porque o bairro dispõe de várias opções, como bons restaurantes, faculdades, academias, spas, serviços médicos, drogarias, entre outras. Mas muitas dessas necessidades são supridas nos próprios condomínios resorts, que contam com estrutura completa.

Vale do Sereno

Excelente localização

É difícil diferenciar a fronteira entre os bairros Vila da Serra e Vale do Sereno — e isso se estende aos endereços dos grandes empreendimentos. Normalmente, são considerados pertencentes ao Vale do Sereno os edifícios às margens da MG-030 (Nova Lima a Belo Horizonte), até um pouco depois de onde está o Shopping Serena Mall.

Crescimento exponencial responsável

Ao lado do Vila da Serra, o Vale do Sereno é a menina dos olhos dos construtores, investidores e comerciantes. Eles já começaram a expandir seus negócios, antes apenas localizados no primeiro bairro.

O que se pretende fazer é uma implantação vertical, com edificações com um estilo diferenciado de ocupação, mas respeitando a cota mínima para a ocupação urbana das (ainda muito numerosas) áreas verdes — as quais, ao menos em parte, devem permanecer assim.

Natureza como destaque

Apesar do crescimento vertiginoso, o Vale do Sereno conserva uma área de mata virgem, que garante ar fresco aos moradores e visitantes. E, como a natureza se destaca no bairro, existe uma preocupação de que ela não desapareça.

Por isso, foi feito um inventário de sua vegetação. Nele, são identificadas as espécies de plantas nativas, que, agora, fazem parte do projeto paisagístico dos imóveis de luxo.

Foram direcionados também os passos para a definição dos meios de conservação ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável do bairro. Serão criados, ainda, bosques e áreas de convivência, para proporcionar deliciosos momentos de contemplação da natureza (algo que é pioneiro no Brasil).

Jardim Canadá

Ótimo centro comercial

Esse bairro e suas adjacências se destacam pelo excelente centro comercial que possuem. A região conta com supermercados e casas de festa e de shows, além de um corredor de lojas — destacando-se as de materiais de construção.

Há, ainda, uma linha de ônibus própria, que facilita a vida de quem se locomove pelo bairro.

Turismo de destaque

Cervejarias

Os apreciadores da boa cerveja terão o privilégio de morar em um grande polo cervejeiro e perto do local onde acontece a Feira Experimente. O evento já é reconhecido por suas cervejarias artesanais, muitas delas premiadas.

Parque do Rola-Moça

Bem na entrada do bairro, próximo ao Centro de Observações de Astros Professor Francisco Prado e à sede administrativa, está o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. O local ganhou um centro de visitantes.

O espaço traz informações do parque para as pessoas que passeiam pelas lindíssimas paisagens da região e, ainda, conta com um anfiteatro para 90 pessoas e espaço para entretenimento ao ar livre. Foram plantadas 40 mil mudas de árvores por lá.

Vida urbana dinâmica

O dinamismo da região permite que o bairro cresça constantemente, atraindo imóveis de alto padrão e abrigando as diversidades das atividades ligadas à metrópole. Essa característica supre as necessidades dos moradores locais e de regiões vizinhas, que enxergam na cidade um bom lugar para promover suas empresas.

Alphaville e Lagoa dos Ingleses

Esses dois bairros são ideais para quem é nato da zona sul. Eles também agradam aqueles que desejam morar em uma área nobre, que conte com um enorme potencial de crescimento e preço acessível — sobretudo a Lagoa, que conta com o menor valor de metro quadrado (que é de, aproximadamente, R$ 5,4 mil).

Em Alphaville e na Lagoa dos Ingleses, é possível encontrar terrenos grandes e viver ao lado da natureza, mas com toda a comodidade que a área urbana traz. Quem gosta de frequentar shoppings gostará de saber que a distância da Lagoa dos Ingleses até o BH Shopping é percorrida em apenas 15 minutos.

O Alphaville é próximo a todos os serviços oferecidos em um bom bairro. Isso inclui clube, academia, escola, bons restaurantes, entre outros.

Gostou de conhecer os principais bairros de Nova Lima antes de decidir em qual deles você e sua família vão morar? Curta nossa página no Facebook para continuar acessando novidades e conteúdos sobre Belo Horizonte, seus bairros e o mercado imobiliário local!