Now Reading:
Imóveis de luxo: o que são, diferencial e mais
Full Article 11 minutos lido

Apesar da dificuldade econômica que o nosso país enfrenta, um setor parece sofrer menos o impacto dessa recessão. De acordo com a revista Exame, a venda de imóveis de luxo continua a crescer no Brasil. O motivo disso é que uma parcela da população não abre mão de morar em uma residência de alto padrão.

Você faz parte desse grupo? Quer investir nesse mercado tão promissor? Gostaria de saber como realmente identificar uma moradia de luxo? Neste artigo, vamos ajudá-lo a compreender melhor todas essas questões. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que são os imóveis de luxo?

Sabe aquelas premiações da indústria do cinema, nas quais é estendido um tapete vermelho para a passagem dos atores e atrizes famosos? A título de comparação é isso que acontece no mercado imobiliário com os imóveis de luxo. Eles são as estrelas desse setor e por isso recebem maior destaque.

De fato, são moradias muito bem planejadas e construídas com o que há de melhor no segmento atualmente. Além de serem detalhadamente pensadas para oferecer o máximo conforto e bem-estar para os moradores e contarem com itens de alta qualidade e projetos muito bem-feitos.

Quais são as características dos imóveis de luxo?

Para se enquadrar nessa categoria, as casas e apartamentos precisam apresentar os seguintes atributos.

Localização

O primeiro diferencial de uma residência de alto padrão é a sua localização. Sendo assim, o endereço do imóvel precisa ser reconhecido como nobre. Geralmente, um lugar desse porte tem outros condomínios, casas ou prédios luxo.

Outro fator que valoriza o metro quadrado de uma moradia é a proximidade com um bom centro comercial, parques com uma agradável área de lazer ou lugares turísticos. Além disso, o bairro precisa ter boa infraestrutura de transporte, saneamento básico e conservação de ruas e calçadas.

Quer ver um exemplo? Recentemente, a revista Casa Claudia citou uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) sobre a valorização do metro quadrado no Brasil. O estudo concluiu que os imóveis localizados no paradisíaco Balneário Camboriú, em Santa Catarina, são os mais caros do país, onde o metro quadrado pode atingir a marca de R$ 26.576.

Acabamento

Resultado de imagem para imoveis de luxoOs itens que compõem uma residência de luxo são muito refinados. Por isso, o material utilizado nos pisos e paredes é de alta qualidade. Antes de escolher o tipo de cerâmica ou madeira que será empregado no acabamento, o arquiteto pensa bem no projeto e decide qual se adéqua melhor a ele.

 

 

 

Por exemplo, são usados em imóveis de alto padrão:

  • mármores importados;
  • metais de prata;
  • revestimentos de pedras naturais;
  • madeiras nobres;
  • vidros com isolamento acústico etc.

Área de lazer

Os locais destinados para descontração e relaxamento dos moradores é outro quesito que revela quando uma moradia é de alto padrão. No passado, as áreas de lazer contavam com piscinas aquecidas e campos para a prática de esportes. Porém, esse cenário mudou.

Além de todas essas regalias já citadas, as áreas livres dos modernos imóveis de luxo têm:

  • academia;
  • spa;
  • cinema;
  • espaço gourmet;
  • locais para a prática de pilates;
  • shopping centers.
Imagem relacionada

Área Gourmet. Foto do projeto Casa do Colecionador do ambiente Sala de Jantar.

Alguns condomínios de luxo foram além. Em outro artigo da revista Exame, foram mostradas áreas de lazer que incluem uma marina onde os moradores podem estacionar as suas embarcações e contar com vários serviços de limpeza e manutenção. Além de um supermercado, heliporto, bistrô e até um lugar para a prática de boliche. Toda essa estrutura tem um preço. Por exemplo, em um desses condomínios, uma unidade de 385 m² pode custar mais de R$ 2 milhões.

Tecnologia

No atual mundo digital, é impossível pensar em uma casa de luxo que não tenha vários recursos da tecnologia para facilitar a vida do seu morador. Um exemplo são os elevadores biométricos que permitem apenas o acesso de pessoas autorizadas nas unidades do condomínio.

Além disso, as moradias contam com:

  • pisos aquecidos;
  • iluminação solar;
  • lareiras com acendimento automático;
  • luzes reguladas de acordo com a iluminação do dia;
  • sistema de aquecimento e refrigeração controlado por meio de um dispositivo eletrônico;
  • persianas que abrem sozinhas;
  • banheiras que se enchem com água na temperatura ideal.

Arquitetura

Resultado de imagem para arquitetura de luxo

Foto do projeto Lightec

Ter um imóvel projetado por um renomado arquiteto é um privilégio dos compradores de uma moradia de alto padrão. Com a ajuda desses profissionais, o morador consegue colocar a sua identidade na residência. Alguns donos desses imóveis que gostam de receber amigos e parentes conseguem criar um espaço gourmet muito aconchegante. Outros curtem assistir a um bom filme e idealizam um home theather com a ajuda desses especialistas.

Até mesmo o tipo de material que será usado na construção, na iluminação e na ventilação dos ambientes pode ser customizados por um arquiteto.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente tem feito muitos imóveis de alto padrão serem construídos com base no conceito da sustentabilidade. De modo que alguns já utilizam painéis solares para produzir energia elétrica e aquecer o sistema hidráulico da casa. Além disso, condomínios estão incluindo em seus projetos terraços pocket forest (em português, pequena floresta), nos quais são cultivadas várias espécies de plantas e árvores nativas da região.

Dentro dos apartamentos também há um espaço reservado para um jardim interno. Essa prática melhora a qualidade do ar e evita o excesso de calor dentro das unidades do prédio. Diante de todos esses benefícios, você talvez esteja pensando em adquirir um imóvel de alto padrão. Mas será que vale a pena?

Que benefícios uma moradia de luxo oferece?

Alta qualidade em detalhes

Definitivamente, a qualidade em detalhes é um dos benefícios que apenas uma moradia de luxo oferece. Uma unidade de padrão elevado não pode, por exemplo, apresentar pequenas falhas ou erros bobos, que seriam toleráveis em um imóvel comum. Isso inclui, por exemplo, os atributos finais dos seus revestimentos e elementos internos.

Em todos os ambientes, os materiais que recobrem as superfícies devem ser recheados de glamour e requinte. A montagem das peças também precisa ser de primeira e não pode deixar de ser feita por um profissional especializado nesse serviço, minimizando a necessidade de um futuro reparo ou substituição, que incomodaria os moradores.

Maior potencial de valorização

Uma moradia de luxo também é uma excelente opção para quem está pensando em investir, pois esse é um tipo de propriedade que tem um imenso potencial de valorização e sempre é bastante demandada no mercado imobiliário brasileiro. Isso ficou ainda mais evidente na crise econômica, em função da procura que essas unidades continuaram obtendo.

Não há nenhum período no qual as pessoas não queiram morar com conforto e beleza, e é esse é o motivo que garante interessados em qualquer época. Diante dessa realidade, esse é um investimento que, definitivamente, poderá lhe garantir lucros em uma venda futura ou condições vantajosas em uma eventual locação.

Segurança rígida e diferenciada

Infelizmente, boa parte das cidades brasileiras não consegue equacionar os seus problemas com a criminalidade e, por isso mesmo, aparatos de segurança são fundamentais para que um condomínio de casas ou apartamentos possa ser considerado realmente de luxo. O mercado já percebeu essa necessidade e está investindo nessa questão.

Muitos são os serviços e os equipamentos que são instalados para garantir a integridade dos moradores. Controle de entrada e saída na portaria já é o padrão, assim como o treinamento adequado dos funcionários e a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos. A identificação por biometria e alarmes modernos são outras ótimas opções.

Quais são as melhores dicas e tendências de decoração em imóveis de luxo?

Utilize elementos decorativos luxuosos

Em uma moradia de luxo, o uso de elementos decorativos luxuosos é, obviamente, uma das grandes tendências de decoração. E para fazer isso do jeito certo é importante contar com bons profissionais. Por isso, muitas construtoras e clientes particulares estão apostando na contratação da chamada arquitetura de grife.

Tratam-se de arquitetos que estão ganhando destaque no mercado imobiliário de alto padrão, em razão de seus trabalhos impecáveis e diferenciados. Contar com um imóvel que tenha um projeto assinado por um deles, ou mesmo com suas obras em seu condomínio pode acrescentar alguns bons números ao preço final de qualquer casa ou apartamento.

Coloque espelhos em diversos lugares

Você já deve ter ouvido falar que os espelhos são considerados ótimos aliados na hora de ampliar ambientes e, assim, eles devem fazer parte de qualquer projeto que vise produzir um imóvel de luxo. No entanto, como em tudo na vida, é preciso ter equilíbrio, pois o uso em excesso pode poluir os ambientes e ter um efeito contrário.

O ideal é ter bom gosto e adequar esses itens a alguns ambientes, como a sala de estar. No quarto, por exemplo, eles podem ser colocados nas laterais da cabeceira da cama, para dar uma sensação de amplitude. Também é um recurso interessante para lavabos pequenos e sem janelas, pois amplia os níveis de luminosidade nesses cômodos.

Aposte em acabamentos de alto padrão

O luxo também está muito presente nos menores detalhes e, diante desse contexto, um acabamento de alto padrão, com materiais de excelente qualidade, acaba sendo um dos requisitos básicos para um imóvel ser considerado diferenciado. É preciso, portanto, aliar beleza, durabilidade, requinte e pouca necessidade de manutenção.

Os itens que se enquadram a esses pré-requisitos são, em linhas gerais, bastante conhecidos entre arquitetos e decoradores. Entre eles, podemos destacar mármores, ônix, madeiras nobres como o Angelim, o Ipê e o Nogal, pisos de porcelanato, granitos, aço inoxidável e cromado, entre outros exemplos.

Invista na iluminação dos ambientes

Ninguém quer morar em um local escuro, não é mesmo? Sendo assim, para qualquer imóvel ser considerado uma moradia de luxo, contar com um excepcional sistema de iluminação é simplesmente indispensável. Qualquer projeto de alto padrão tenderá a valorizar bastante esse quesito, trazendo o máximo de sofisticação e aconchego aos espaços.

Para conseguir isso, o decorador ou o arquiteto precisam prezar por uma disposição adequada de itens como o lustre da sala de jantar, os spots de luz, as arandelas e os outros elementos do gênero. Lembrando que isso é crucial também na área externa, clareando bem os jardins, o quintal, a piscina, o espaço gourmet, halls e outros locais do tipo.

Não esqueça da automação residencial

Por fim, não dá para falar de uma moradia de luxo sem falar da tão badalada automação residencial, que vem ganhando espaço nos melhores e mais modernos mercados imobiliários do Brasil e do mundo. Perceba que, nos dias de hoje, qualquer imóvel de alto padrão será, obrigatoriamente, muito prático e automatizado.

Um dos pontos altos dessa tendência são os aplicativos de smartphone que, quando conectados aos sistemas da casa, possibilitam que os proprietários acionem o ar-condicionado, liguem a banheira ou apaguem as lâmpadas. O sistema de segurança também entra nesse pacote, permitindo o seu controle mesmo em lugares remotos.

Obviamente, esse tipo de facilidade custa caro e só é inserida em propriedades realmente diferenciadas. Até mesmo os eletrodomésticos entram nessa onda e, ao mesmo tempo em que eles se tornam mais eficientes, duráveis e sustentáveis, também estão conectados com a internet e avisam quando um alimento está acabando ou dão a receita de um prato.

Por que adquirir um imóvel de luxo?

Depois de conferir todo esse conteúdo, você certamente já tem essa resposta na ponta da língua. Seja para morar, alugar ou vender, investir em moradias de alto padrão é sempre um bom negócio e um excelente investimento. No caso dos que querem adquirir uma residência de luxo para viver com a família, não há melhor coisa a fazer.

Resultado de imagem para arquitetura de luxo

Foto do projeto de Quitete & Faria Arquitetura

Nesse tipo de habitação, o morador tem o que há de melhor em termos de segurança, de qualidade de vida, de conforto e de conveniências que não são encontradas em qualquer outra propriedade. Além disso, pode estar certo de que será um bom investimento, pois a tendência de uma moradia de alto padrão é sempre valorizar.

Sendo assim, analise com a sua família a possibilidade de comprar uma moradia desse estilo. Tenha certeza de que você terá muitas alegrias ao viver em um lugar tão especial.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu entender quais são os aspectos que demonstram que um imóvel é diferenciado e pode ser considerado uma moradia de luxo? Podemos ajudá-lo a adquirir uma residência ideal para você e sua família: entre em contato conosco e saiba como!

 

 

Input your search keywords and press Enter.