Now Reading:
Guia para uma decoração de luxo
Full Article 6 minutos lido

Elegância e conforto se complementam quando o assunto é decoração de luxo. Ao buscar inspiração para planejar um projeto que tem como foco a sofisticação, a dica é investir em peças marcantes e apostar nas tendências, mas é preciso ficar atento aos exageros.

É importante unir ao planejamento, elementos emocionais, requintados e que remetam à sua personalidade, mas sem deixar de lado a funcionalidade, essencial para o dia a dia. Se você ainda não sabe por onde começar a escolher sua decoração, selecionamos algumas dicas. Confira!

Apostar na força dos elementos

Quando queremos evidenciar o luxo e requinte na decoração, a primeira dica é investir no uso de objetos que valorizem o ambiente. Esses elementos devem ser funcionais e compor o espaço, conversando com outras peças.

Espelhos

Um acessório que confere leveza à decoração e agrega mais luminosidade. O espelho valoriza o ambiente e ainda pode ser uma peça extremamente luxuosa quando combinado com molduras sofisticadas e charmosas.

A peça é coringa na decoração, pois pode ser utilizada para esconder imperfeições e ornamentar paredes, clarear ambientes e duplicar imagens, como uma janela com uma vista bonita, por exemplo.

Quadros

Grandes ou pequenos, o uso dos quadros dependerá do seu objetivo final. Eles são ótimas opções para valorizar paredes e permitem criar combinações criativas. Quadros com fotografias e paisagens remetem ao emocional, mas também é possível utilizar as tendências, como, por exemplo, os motivos geométricos.

Para fugir do óbvio, invista na assimetria. Na parede da sala, uma alternativa é posicionar os quadros nas laterais para surpreender o olhar, em vez de colocá-los ao centro da parede.

Vasos

Elegantes, os vasos permitem a extravagância de cores e formas, mas podem ser utilizados para conseguir um efeito minimalista. Ideais para compor a decoração da sala, é preciso ter cuidado para que eles fiquem fora dos locais de muito movimento, pois são peças frágeis.

Obras de arte

Obras de arte valorizam o ambiente. Elas também podem ser peças-chave da decoração, oferecendo um toque de cor ou atuando como o ponto focal do espaço. Do estilo alternativo ao clássico, é necessário escolher elementos que combinem com o seu gosto, garantindo que as peças estarão na mesma sintonia que toda a decoração.

Tapetes

Eles trazem conforto e personalidade ao ambiente. Para não errar, é preciso ter em mente a cartela de cores escolhida para o espaço. Para dar um ar inusitado, investir na sobreposição de tapetes é a sugestão. Mas é preciso atenção e considerar os tons das peças ao combiná-las.

Cortinas

Criar uma sensação de aconchego e proteger da luminosidade são algumas das funcionalidades das cortinas. Porém, elas também enriquecem o ambiente e conferem sofisticação. É indicado que as peças sejam elaboradas com tecidos leves e em cores mais claras, pois as tonalidades escuras retêm calor e podem esquentar o ambiente.

Optar por uma cartela de cores

As cores são extremamente importantes na decoração, pois interferem na composição, na iluminação e podem até reduzir ou ampliar o espaço. Para não prejudicar toda a decoração, a escolha das cores deve ser feita cuidadosamente.

Para a decoração de luxo, uma dica é investir nos tons mais calmos, como o cinza, que oferecem a sensação de um ambiente mais intimista. Mas, se sua personalidade pede algo mais ousado, nada impede o investimento em tons fortes.

A cartela pode ser baseada nos mais diferentes objetos e sua inspiração pode surgir de diversos lugares. Para encontrar as cores que mais combinam com sua personalidade, outra dica é reunir seus tons favoritos, objetos que já estão presentes no espaço e imagens de referências. Com tudo em mãos é possível começar a escolher e combinar as cores que mais interagem entre si.

Escolher revestimentos diferenciados

Pisos e revestimentos diferentes são muito utilizados na decoração de luxo, desde os materiais naturais como pedras, madeiras e mármore, ou investindo no uso do aço inox.

A utilização de texturas em paredes, por exemplo, pode trazer vida e um toque de elegância. Dependendo do material escolhido, é possível criar formas, dar amplitude para o espaço e evidenciar um ponto focal, que será o realce da decoração. Tudo dependerá do efeito desejado.

É necessário saber dosar o uso de revestimento em combinação com outros elementos da casa. Afinal, uma parede coberta por filetes de madeira causa um impacto bem diferente, se comparada a uma parede com pintura convencional.

Utilizar a iluminação ideal na decoração de luxo

Ela pode valorizar muito o ambiente e a decoração. É preciso escolher desde a lâmpada certa até a sua posição, ao planejar a iluminação. Para criar um ambiente intimista na decoração de luxo, o uso do dimmer, um dispositivo que regula a exposição de luz, é indicado.

A variação do tom da luz também é muito importante. Luzes mais amareladas, de tons mais quentes, remetem ao aconchego e podem ser usadas em quartos e salas, quando o objetivo for oferecer um espaço de descanso. Já as luzes brancas, tons mais frios, são ideais para locais de trabalho, como home office, cozinha etc.

A iluminação também é muito importante para ressaltar e valorizar elementos, sejam os móveis, quadros e obras de arte ou os revestimentos.

Investir em móveis planejados

Os móveis são peças fundamentais da decoração. Por isso, os móveis planejados, que são feitos a partir da metragem real do ambiente, fazem uma finalização mais requintada. As peças planejadas também permitem algumas brincadeiras, como acrescentar um toque de cor no interior desses mobiliários.

Além disso, sejam nos puxadores ou nos acabamentos, planejar todos os móveis é sinônimo de que eles estarão na mesma linha da decoração de luxo e também terão elementos que combinem com sua personalidade.

São vários passos, mas com a escolha dos elementos corretos, que remetam à decoração de luxo, é possível criar ambientes sofisticados e elegantes, que também ofereçam conforto, sem abrir mão da praticidade necessária para o dia a dia.

Gostou das dicas e está pronto para começar a desenvolver sua decoração de luxo? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e conte para seus amigos tudo o que aprendeu!

Input your search keywords and press Enter.