Confira agora 7 vantagens imperdíveis de morar na Pampulha

A cidade de Belo Horizonte conta com muitas alternativas extraordinárias para se viver, especialmente para pessoas que valorizam a tranquilidade no dia a dia e uma boa qualidade de vida. Se você também tem esse perfil de morador, conhecer algumas das vantagens imperdíveis de morar na Pampulha pode ser muito interessante.

Esse é um dos bairros que mais chama a atenção do mercado imobiliário e tem propriedades que agradam até aos clientes mais exigentes, indo desde apartamentos de alto luxo, até unidades mais básicas, porém altamente funcionais. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre a região.

Benefícios de morar na Pampulha

1. Proporciona boa qualidade de vida

Sem sombra de dúvidas, a excelente qualidade de vida é uma das vantagens imperdíveis de morar na Pampulha. Trata-se de um bairro diferenciado, que une a praticidade de quem mora em um grande centro urbano com a tranquilidade e a segurança que remetem ao clima tranquilo de uma pequena cidade do interior.

Ao mesmo tempo, você tem acesso a bons estabelecimentos comerciais, como shoppings, pubs e restaurantes, além de escolas internacionais e uma das principais universidades de Minas Gerais. É um lugar agradável, que desperta o interesse dos clientes do mercado imobiliário e oferece também unidades valorizadas e de alto padrão.

E, em um estado que não tem praias, os Clubes Recreativos ganham ainda mais importância. Em torno da lagoa e em suas imediações, você encontra nomes relevantes no cenário desportivo nacional, como o PIC (Pampulha Iate Clube), a AABB, o Clube Belo Horizonte, Clube Libanês, o Iate Tênis Clube e muito mais!

2. Tem ampla disponibilidade de serviços

Quando você reside em um local, é fundamental que ele ofereça alguns serviços que facilitem o seu dia a dia. Definitivamente, essa é outra das inúmeras vantagens imperdíveis de morar na Pampulha, que é uma região rica em restaurantes, lanchonetes, mercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos comerciais.

Também existem boas opções de academias de ginástica, que são o lugar perfeito para quem quer manter a saúde com mais praticidade, não dá para deixar de falar da Lagoa da Pampulha, que é uma área que agrega beleza natural com a possibilidade de exercícios e atividades ao ar livre.

3. É referência mundial em arquitetura

Outra das vantagens imperdíveis de morar na Pampulha é o famoso Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que é uma referência na Arquitetura Moderna Brasileira. Quem projetou o local foi o renomado gênio da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer, em consonância com as ideias do então prefeito de BH na época, Juscelino Kubitschek.

Esse ponto turístico incrível tem até um selo de qualidade internacional, com o reconhecimento pela UNESCO, em 2016, como Patrimônio Cultural da Humanidade. No entorno da Lagoa da Pampulha ficam o Museu de Arte Moderna, a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile e muito mais.

4. Conta com uma vizinhança selecionada

A vizinhança é parte importante do dia a dia de qualquer pessoa e, definitivamente, esse é um ponto alto sobre os moradores do bairro da Pampulha. A região tem excelente padrão em termos de imóveis e os habitantes são conhecidos por partilharem de padrões sociais mais homogêneos, obviamente com algumas pequenas variações.

São áreas que não contam com comunidades, ocupações ou favelas expressivas nas imediações, o que estimula a criação de serviços e comércios, com o foco específico no perfil do local. Além disso, essa é uma realidade que melhora os níveis de segurança, uma vez que diminui a criminalidade e os índices de violência.

5. Tem uma excelente localização

Morar na Pampulha também é muito vantajoso por conta da sua excelente localização e pela sua gama muito bem-feita de vias de acesso. Algumas das principais são a Linha Verde, que inclui a Avenida Antônio Carlos, a Cristiano Machado e também o Anel Rodoviário que liga a região com o resto da cidade.

Vale trazer também, como destaque positivo, as estações de Metrô, como a Estação Primeiro de Maio e a São Gabriel, que são integradas com diversas linhas de ônibus. Por esses motivos, residentes e visitantes podem se movimentar pelo município com muito mais facilidade, além de ser um espaço muito estratégico em termos de acessibilidade.

6. Trata-se de um bairro histórico

A região do bairro da Pampulha tem uma história muito rica, que pode contada a partir da constituição do seu lago artificial e da edificação que originou o seu complexo arquitetônico atual. Embora o seu povoamento seja anterior às construções que ocupam suas ruas, esse fato também ajuda a explicar as características do local.

Por volta da década de 40, o então prefeito (e futuro presidente) Juscelino Kubitschek e o renomado arquiteto Oscar Niemeyer fizeram uma parceria para criar um projeto urbanístico, de forma a integrar melhor essa área, que se limitava no entorno da Igreja de São Francisco de Assis, com o resto da cidade.

Dentro desse novo contexto, muita gente decidiu morar perto da Lagoa da Pampulha, movimento que ganhou ainda mais vigor com o Aeroporto da Pampulha e a chegada da Universidade Federal de Minas Gerais. Esses são os fatos que tornaram o bairro da Pampulha o que ele é hoje, com seus inúmeros diferenciais e qualidades.

7. Fica próxima de aeroportos importantes

Por fim, além da acessibilidade excelente, outra das vantagens imperdíveis de morar na Pampulha é a proximidade dos principais Aeroportos da cidade de Belo Horizonte. Um deles, inclusive, fica na própria Pampulha e tem o nome oficial de aeroporto Carlos Drummond de Andrade.

Ainda que esse não seja o maior, ele é bastante conhecido e útil para voos, sobretudo, domésticos. O outro é o de Confins, que é o internacional e leva o nome de Tancredo Neves. Ele fica um pouco mais distante. No entanto, com a boa rede de transportes e as excelentes vias de acesso, você chega até lá sem nenhum problema.

Como você pode ver, existem muitas vantagens imperdíveis de morar na Pampulha e a região pode oferecer os benefícios e a qualidade de vida que você sempre sonhou!

Gostou de conhecer as vantagens imperdíveis de morar na Pampulha? Ficou interessado em um imóvel? Então, entre em contato conosco!