Now Reading:
6 dicas para valorizar seu imóvel que você precisa saber
Full Article 6 minutos lido

Conseguir um bom preço em uma negociação de propriedades é um desafio muito comum no mercado imobiliário. No entanto, se você não é um profissional do ramo, existem alguns fatores que você talvez desconheça sobre o assunto, e é exatamente por isso que precisa conferir as nossas dicas para valorizar seu imóvel.

Por meio de algumas atitudes simples e relativamente rápidas, você pode deixar a sua casa ou o seu apartamento muito mais desejável e atrativo para o público, fazendo com que ele receba propostas com valores mais altos. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

Como a decoração pode valorizar seu imóvel

Talvez você já tenha assistido, sobretudo nos canais da TV a cabo, a diversos programas que tratam sobre a aquisição e venda de propriedades, cujos preços ficam consideravelmente maiores após uma repaginada. Sendo assim, você deve saber que é possível que haja valorização do imóvel utilizando a decoração como aliada.

O fato é que, por meio de algumas alterações simples e escolhas mais apropriadas dos pontos de vista da funcionalidade e da harmonia arquitetônica, uma casa ou um apartamento pode ter o seu valor bastante elevado. No entanto, para conseguir isso, é fundamental que você faça as escolhas certas.

Algumas dicas para valorizar seu imóvel

1. Realize uma manutenção preventiva

Uma das atitudes mais essenciais para valorizar seu imóvel deve ser adotada antes mesmo de você cogitar colocar a sua unidade à venda. Tomar alguns cuidados básicos e apostar na manutenção preventiva são atitudes fundamentais de quem não gosta de perder dinheiro e deseja ter um bom retorno pelo seu patrimônio.

Além disso, é essencial que você passe esses valores para a sua família, sobretudo os seus filhos, uma vez que pouco adiantará que você seja prevenido e cuidadoso se os outros moradores não compartilharem dessa preocupação pela conservação da unidade como um todo e dos seus componentes.

Acredite: pisos estilhaçados, pias rachadas, vazamentos, mofo, infiltrações, problemas elétricos e falhas hidráulicas são fatores que desvalorizam qualquer casa ou apartamento usado, além de pesarem negativamente na decisão de compra. Assim como um carro, imóveis demandam uma revisão constante para manter a durabilidade.

2. Contrate um profissional de decoração

Outro fato muito comum de boa parte dos shows televisivos que tratam sobre a negociação de propriedades é que eles fazem uso de um ou mais profissionais de decoração para valorizar o imóvel. Nos Estados Unidos, eles usam uma técnica chamada Home Staging, que adéqua a unidade para agradar potenciais compradores.

Para fazer isso, designers, arquitetos e decoradores de interior se valem de escolhas mais contemporâneas, que estejam em melhor consonância com as características que o mercado imobiliário exige no mundo atual. E, sem sombra de dúvidas, isso acelera a velocidade da venda consideravelmente.

Artigos muito pessoais, como itens religiosos ou bandeiras de times de futebol, por exemplo, saem de cena, uma vez que eles podem incomodar quem comunga de outra fé ou torce para outra equipe. O conceito básico é criar um ambiente neutro, para que qualquer pessoa tenha a possibilidade de se interessar por ele.

3. Dê atenção especial para a fachada

Embora a tentação possa ser grande, é muito recomendável que você jamais descuide da fachada, especialmente se você morar em uma casa. Caso o seu imóvel seja um apartamento, essa atitude fica um pouco mais difícil, mas você deve conversar com o síndico ou o responsável se perceber que o prédio tem a sua frente descuidada.

Mesmo se o interior da propriedade estiver impecável, um comprador em potencial pode simplesmente desistir se a área externa estiver feia, visto que ela é responsável pela primeira impressão dos visitantes. Muros e portões pichados, por exemplo, passam a imagem de que a região é insegura, mesmo que esteja situada em bairros nobres.

4. Priorize cores e tonalidades neutras

Outra das melhores e mais eficientes dicas para valorizar seu imóvel é que você deve apostar em cores e tonalidades neutras. Casas ou apartamentos que sejam pintados com tons muito escuros ou chamativos, por exemplo, tendem a desagradar boa parte das pessoas que poderiam fazer uma proposta.

O recomendável é apostar em cômodos que utilizem matizes claras, como o branco ou gradações pastéis, que acendem o ambiente, dão aspecto de vida e luminosidade, além de ajudarem a economizar alguns reais na conta de energia. Também evite escolhas muito personalistas, como estampas exageradas.

5. Não deixe o jardim virar matagal

O mesmo princípio da fachada vale para os jardins. Caso eles não estejam com a manutenção em dia, há um risco muito grande de passarem uma má impressão e, com isso, dissuadirem os compradores em potencial de fazer uma proposta condizente com os benefícios e a metragem que o seu imóvel tem a oferecer.

Se o que antes era um canteiro florido se tornou um matagal ou, ainda pior, um depósito de lixo, você deve dar uma repaginada na área, para não passar a sensação de descuido ou abandono. Lembre-se de que a decisão de compra é emocional, e um matagal crescido demais pode diminuir o interesse pela casa ou apartamento.

6. Mantenha o imóvel limpo e organizado

Por fim, a última das dicas que você precisa saber para valorizar seu imóvel é não abrir mão de deixar a unidade limpa e organizada, sobretudo quando estiver em vias de abri-la para visitações ou de fotografá-la para anúncios impressos ou na internet. Lembre-se: passar uma boa primeira impressão é essencial.

Sendo assim, procure conversar com a sua família para organizar os objetos pessoais e tirar da vista dos interessados todos os artigos muito personalizados ou que possam minar o interesse das pessoas. Caso você tenha animais de estimação, é hora de deixá-los no quintal ou, se for o caso, na casa de amigos ou parentes.

Como você pôde perceber, existem muitas dicas para valorizar seu imóvel que você precisa saber. Seguindo esses passos, você aumenta as suas chances de receber uma boa proposta e tem, naturalmente, o seu patrimônio valorizado. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o livremente em suas redes sociais!

Input your search keywords and press Enter.