As negociações do mercado imobiliário brasileiro costumam ser bastante complexas, especialmente por conta da grande valorização que o segmento possui e também da enorme burocracia que o país apresenta. No entanto, algumas vezes, podemos cometer erros banais e, por isso mesmo, você deve saber o que impede a venda de um imóvel.
O fato é que, mesmo sem perceber, você pode estar fazendo algo errado, de forma que os interessados em potencial não consigam perceber as qualidades que a sua propriedade tem a oferecer. Confira o conteúdo a seguir e descubra como evitar que isso aconteça!
Fatores envolvidos na venda de imóvel
Todos nós sabemos que a venda de um imóvel é uma decisão muito importante e, por isso mesmo, ninguém quer que algo dê errado nesse momento. No entanto, é relativamente comum vermos pessoas que possuem boas casas ou apartamentos e, ainda assim, com dificuldades em negociá-los.
São muitos os fatores que fazem com que alguém tenha interesse em fazer uma proposta ou, por outro lado, não queira despender o dinheiro necessário para essa aquisição. Enquanto uns são inflexíveis com algumas questões, como a localização e regras do condomínio, outros permitem mudanças ou, pelo menos, adequações que tornem o local mais atraente.
Erros que impedem a venda de um imóvel
Agora que você entendeu um pouco melhor o cenário, vamos passar para os problemas que podem impedir a venda do seu imóvel e algumas dicas de como resolver essas questões. Acompanhe!
Não fazer propaganda e divulgação
Logicamente, você não vai conseguir negociar nenhum imóvel se ninguém souber que ele está à venda, não é mesmo? Diante dessa realidade, investir em uma boa divulgação é fundamental. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, com um pouco de criatividade e a ajuda da internet, você pode fazer isso mesmo com poucos recursos.
Muitos portais imobiliários, por exemplo, não cobram nada para os usuários e permitem que você publique ali o seu anúncio com a descrição da propriedade, imagens e valor. Não se esqueça também do poder das redes sociais. Use os seus perfis pessoais para fazer com que seus amigos e conhecidos saibam que você está querendo comercializar o seu imóvel.
Definir valores fora dos padrões
Quando você não é um profissional do mercado imobiliário, é muito comum que você cobre um valor fora da realidade pela sua propriedade, seja por falta de conhecimento sobre o ramo, seja por vontade de ganhar mais na transação, ou mesmo por considerar fatores subjetivos e elevar o preço em função dos seus sentimentos pelo imóvel.
Porém, são justamente essas atitudes que podem estar fazendo com que você não receba uma boa proposta. Para que isso não aconteça, você pode buscar a ajuda de um profissional de corretagem ou uma imobiliária. Além disso, para ter uma base, pesquise quanto estão pedindo por unidades com características similares na mesma localização.
Não realizar pequenos reparos
Ninguém quer gastar muito dinheiro reformando um imóvel para vendê-lo logo depois, não é mesmo? No entanto, é preciso levar em conta que discretos reparos podem ser um bom investimento, com um retorno garantido na hora de chegar ao preço final da transação. O melhor disso tudo é que, muitas vezes, essas reformas podem nem custar tão caro.
Você já deve ter assistido esses programas na TV a cabo, nos quais profissionais do ramo compram casas, a reformam e negociam por quantias muito maiores depois da obra. Você deve seguir o mesmo princípio em sua propriedade, fazendo melhorias pontuais, como pintura e a correção de eventuais problemas elétricos ou hidráulicos.
Deixar o imóvel bagunçado
Um interessado em potencial pode desistir de fazer uma proposta por uma propriedade se tiver uma primeira impressão ruim. Diante desse contexto, deixar tudo bagunçado pode, definitivamente, ser um dos fatores que impede a venda de um imóvel. Por isso, além de deixar os cômodos limpos, tente deixar tudo perfeitamente arrumado.
Isso é um ponto positivo não apenas para que os visitantes se encantem, mas até para que as fotos tiradas para os anúncios na internet sejam mais atrativas e bonitas. Retire de vista objetos muito pessoais, como artigos religiosos e itens de times de futebol. A ideia é ser o mais “clean” e impessoal possível, para diminuir as chances de rejeição.
Eventualmente, isso poderá ser bem trabalhoso, especialmente se você tiver uma família muito numerosa ou morar com filhos pequenos. No entanto, procure conversar e pedir a ajuda de todos, pois isso impactará na sua venda. Comece a empacotar as coisas para liberar espaço e até para mostrar para os futuros moradores que você está de saída.
Usar fotos de má qualidade
Outro dos fatores que podem estar entre os que impedem a venda de um imóvel é a utilização de fotos de má qualidade para anúncios na internet. Infelizmente, essa é uma prática muito comum, pois boa parte dos anunciantes não percebe o quanto as imagens podem atrair interessados ou, por outro lado, dissuadir alguém de fazer uma proposta.
Um dos culpados desse fenômeno são os smartphones, que possuem câmeras práticas, mas que nem sempre apresentam uma resolução elevada, especialmente para a divulgação de um item que tem um valor de mercado tão alto. Dessa forma, muitos donos fotografam de qualquer jeito e tudo sai escuro, feio e pouco atraente.
Não adianta deixar a sua casa um luxo se o seu celular não cumprir a função de fazer uma foto de alto padrão. Arrume um aparelho ou contrate um profissional para fazer isso. Além disso, aproveite a luz do dia e acenda as lâmpadas para conseguir mais nitidez com uma luminosidade melhor, pois isso traz mais destaque e beleza para os cômodos.
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, muitos são os fatores que podem impedir ou, ao menos, atrapalhar a venda de um imóvel. Mesmo que você tenha uma propriedade impecável, é preciso que as pessoas consigam enxergar isso e, dessa maneira, você não deve abrir mão de ter uma boa estratégia na hora de negociar o seu patrimônio.
E agora, conseguiu entender o que impede a venda de um imóvel? Quer receber outros conteúdos como este em primeira mão? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!