Que pais não desejam que os filhos tenham uma excelente formação? Em Belo Horizonte, há ótimas escolas, com três delas entre as 20 melhores do país! No entanto, além da qualidade da educação, existem outros aspectos a serem levados em conta antes de fazer a matrícula.
A localização, por exemplo, deve ser um fator decisivo no momento da sua escolha. Isso porque ter um colégio de gabarito perto de casa garante facilidade de deslocamento e agrega maior conforto à família.
Para ajudar você a decidir, separamos uma lista com as melhores instituições (incluindo o Colégio Santo Agostinho BH) situadas na nobre e completa região Centro-sul da cidade. Confira!
Colégio Bernoulli
Listado há dez anos entre os melhores do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio Bernoulli é considerado o melhor de Belo Horizonte e o quinto melhor do Brasil. Fundado em 2000, como um pré-vestibular, o Bernoulli conseguiu destaque graças aos seus altos índices de aprovação em grandes universidades. Atualmente, a instituição é muito procurada por quem deseja uma graduação em Medicina por uma Universidade Federal, apesar de ser indicada para todas as formações.
Seu principal destaque é a produção de um material didático próprio, alinhado às práticas modernas da pedagogia e ao acompanhamento dos alunos. Trata-se de uma excelente escolha para você que quer ver seus filhos preparados para entrar em uma grande universidade. O colégio conta com educação infantil, fundamental, ensino médio e cursos pré-vestibulares. Suas unidades estão localizadas nos bairros Santo Agostinho e Lourdes.
Colégio Santo Antônio
Famoso por exigir o máximo de seus alunos, o Colégio Santo Antônio foi fundado há mais de 100 anos, em São João del-Rei, e toma como norte a pedagogia franciscana. Com base nisso, a escola conta com uma proposta educacional que preza pelos valores humanos e princípios cristãos.
Assim como o Bernoulli, o Colégio Santo Antônio já foi listado várias vezes entre as melhores escolas do Brasil pelo ranking do Enem. Sua fama de ser muito difícil, exigindo o comprometimento dos alunos desde o fundamental até o ensino médio, faz parte do seu diferencial nas aprovações do Enem e de vestibulares, além de preparar adequadamente os jovens para o que virá no ensino superior.
Se você busca disciplinar seus filhos nos estudos, essa é, com certeza, uma das melhores escolas. A localização no “coração” da Savassi merece destaque, já que se trata de um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte.
Coleguium
Com mais de 15 unidades em BH, o Coleguium é mais uma instituição que se destaca graças aos altos índices de aprovação no Enem. Em 2016, ele ficou entre as 20 melhores escolas do Brasil pelo ranking do exame.
Apesar de não ter uma unidade localizada exatamente na zona Centro-sul de Belo Horizonte, a rede conta com três opções no Gutierrez, próximo ao bairro Santo Agostinho e à Savassi. Essa é uma excelente localização, com saída para os melhores pontos da cidade.
O Coleguium abrange desde a educação infantil até o ensino médio, contando inclusive com a alfabetização bilíngue. Isso traz diversos benefícios e estimula a interação social entre os alunos. Baseando-se em uma filosofia que tem como objetivo a educação e a formação dos estudantes com resultados reconhecidos, o Coleguium é a escola ideal para quem busca ver os filhos em um ambiente educacional acolhedor.
Colégio Loyola
Nomeado em homenagem ao Santo Inácio de Loyola, o Colégio Loyola é mais um que toma como base os valores cristãos. Sua educação é pautada pela visão inaciana do homem e do mundo, valorizando a singularidade, a criatividade e a socialização de cada aluno.
O estabelecimento coleciona altos índices de aprovação no Enem, ficando sempre entre os dez melhores de Minas Gerais no ranking do exame. Com o objetivo de promover o crescimento pessoal de seus alunos, são promovidos projetos extracurriculares, como o curso de biologia marinha e as aulas de astronomia ativa.
Seu principal diferencial, porém, está na formação humana e cristã para o exercício da cidadania. Por adotar uma doutrina jesuíta, vários outros projetos sociais são mantidos pela escola, como os trabalhos voluntários e as doações para moradores de ruas.
Com uma excelente infraestrutura e foco no crescimento artístico e pedagógico dos alunos, o Colégio Loyola oferece vagas para o ensino fundamental e médio. A escola tem uma unidade na Avenida do Contorno, no bairro Cidade Jardim, sendo uma ótima escolha para você que procura boa localização e ensino de qualidade.
Pitágoras Cidade Jardim
Fundado há mais de cinco décadas e sempre em destaque nas listas de melhores escolas de BH, o Pitágoras fica em um ponto privilegiado da capital mineira: o bairro Cidade Jardim.
Com infraestrutura composta por piscinas, quadras de esportes, ambientes multimídia, galeria de artes e espaços para jogos e música, o colégio mobiliza uma ampla gama de recursos para a formação dos alunos. A metodologia do processo de ensino é a Pitágoras, que contempla projetos inovadores, atendimento individualizado ao estudante e variadas atividades.
Seu trabalho se inicia no berçário e vai até o ano final do ensino médio. A proposta é promover condições para que o aluno ingresse nas mais expressivas universidades e esteja preparado para as múltiplas exigências do mercado de trabalho atual. O processo de ingresso nos primeiros ciclos prevê entrevista com os responsáveis pelo futuro aluno. Já os interessados nas matrículas do segundo ano em diante devem passar por provas de seleção.
Marista Dom Silvério
Fundado em 1950, esse colégio situado no bairro São Pedro é tão renomado quanto seu endereço — que está entre os melhores da cidade. A concepção de ensino que pauta as escolas maristas se baseia no princípio de que cada estudante é o sujeito de diferentes potencialidades, devendo tê-las respeitadas e consideradas.
Desse modo, sua proposta pedagógica privilegia o acolhimento da diversidade de capacidades, visando à formação plena de acordo com as demandas educacionais do aluno. As características da cultura em que os estudantes estão inseridos são levadas em conta pela educação marista, bem como o incentivo à fraternidade.
O protagonismo infantojuvenil é outro aspecto valorizado pela abordagem pedagógica do estabelecimento. Sua atuação abrange a educação infantil e os ensinos fundamental e médio (tanto em um só período como em tempo integral). Sua infraestrutura ocupa 22 mil m², sendo equipada com piscinas, quadras poliesportivas, laboratórios, auditório, centro de produção de TV e vídeo, teatro e biblioteca com acervo de mais de três mil volumes, além de outros ambientes voltados à formação dos alunos.
Colégio Arnaldo
Esse instituto educacional conta com duas unidades na Zona Sul de BH: Anchieta e Funcionários, ambas com os mesmos valores e a missão de levar excelência ao ensino na região. Fundado em 1912, pela Congregação do Verbo Divino, o colégio formou figuras ilustres do cenário literário nacional.
Entre elas, estão nada menos do que os grandes escritores Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. O jurista Afonso Arinos também figura entre seus estudantes mais famosos. A extensa lista de bem-sucedidos nomes inclui, ainda, o ícone da cirurgia plástica mundial Ivo Pitangui.
O elenco de renomados ex-alunos atesta o gabarito da educação proporcionada pelo colégio, que engloba desde as primeiras letras, ensinadas na educação infantil, até o ano final do ensino médio, com a mesma preocupação em formar talentos. A fé católica norteia a jornada formativa no Arnaldo, que enfatiza a participação da família no processo educativo de crianças e jovens.
As duas unidades têm laboratórios, auditório, quadras e fazendinhas, além de outras estruturas. Quanto ao ingresso, é preciso realizar uma avaliação que verifica os conhecimentos do estudante.
Edna Roriz
Há 18 anos atuando no nobre Belvedere, a Escola Internacional Edna Roriz faz parte da história da educação no bairro onde se localiza. Parceira da Texas Tech University, tem aulas em inglês compondo seu currículo, o que confere aos alunos um diploma reconhecido pelo governo norte-americano.
O foco do seu trabalho é extrapolar a mera informação, de forma a alcançar o completo desenvolvimento de competências indispensáveis a um mundo globalizado e em transformação. Para atingir tal resultado, a escola viabiliza a disseminação de conhecimentos fundamentada na pedagogia do saber, fazer e ser.
São oferecidos cursos desde a educação infantil até o terceiro ano do ensino médio, além de biblioteca, quadras e laboratórios voltados a pesquisas e ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
Colégio Santa Doroteia
Esse é o atual nome de uma das mais tradicionais entidades educacionais de Minas Gerais, situada no bairro Sion. O colégio foi, em 1962, batizado como Nossa Senhora do Sion, dando origem ao bairro ao seu redor.
Seu compromisso educativo está ligado aos valores do evangelho, aplicados na formação cidadã do aluno. Das habilidades que a escola valoriza e coloca como finalidade do seu ensino, destacam-se a autonomia e a capacidade do aluno de construir conhecimentos com criatividade e senso crítico.
A instituição atende a estudantes do maternal ao ensino médio. O procedimento para ingresso envolve a prática de atividades em grupo no maternal e provas que atestam competências em diferentes disciplinas nos ensinos fundamental e médio.
Imaculada Conceição
Situado no bairro de Lourdes, esse colégio segue a linha religiosa, sendo mantido pela Congregação Filhas de Jesus — que, desde 1873, investe esforços na educação. Com proposta pedagógica guiada pelo princípio de simplicidade e alegria, a escola proporciona educação integral ao aluno.
A instituição oferece uma estrutura com tudo aquilo que é necessário para promover um ensino de qualidade, incluindo diversos ambientes destinados à aprendizagem. Os laboratórios (inclusive de estudos de robótica), a sala de informática, o ginásio esportivo e o espaço cultural são alguns dos exemplos.
Modalidades esportivas e dança figuram entre as práticas extracurriculares da instituição, como aulas de ballet, futebol, natação e xadrez. As artes cênicas e a musicalidade são outras integrantes da jornada formativa promovida pela escola.
Claretiano
Mais uma das melhores escolas de BH está situada no Lourdes: o Colégio Claretiano, que adota o Sistema Anglo de Ensino, considerado eficiente e capaz de gerar ótimos resultados. As aulas e os projetos relacionados à robótica, a utilização de tecnologias da informação e sua completa estrutura são os pontos fortes da instituição.
Entre os elementos que compõem a infraestrutura do colégio, vale citar as salas de aula multimídia, os laboratórios e as quadras poliesportivas. Oficinas de redação complementam as alternativas dos alunos — que podem aprender, ainda, horticultura, culinária, futsal, handebol e outros saberes.
A agenda da escola, cujos cursos vão da educação Infantil ao terceiro ano do ensino médio, conta com eventos focados na socialização e na convivência dos alunos, como a Festa da Família e o Dia do Amigo.
Santo Agostinho BH
Instalado em uma imponente construção no nobre Santo Agostinho, o colégio baseia seu ensino nos princípios católicos e na pedagogia agostiniana. Sua missão é oferecer uma educação que prioriza a produção de conhecimentos, a fraternidade e a justiça social. Esses valores permeiam as práticas da instituição e servem como fundamentos à formação de seus estudantes.
História do Santo Agostinho
O Santo Agostinho BH influenciou fortemente a região onde foi erguido. Prova disso é que até mesmo a denominação do bairro ao seu redor deve-se à instalação do centro educacional, inaugurado em 1934. Nesse ano, a escola contava com apenas 75 alunos — somente meninos eram aceitos na época. Até 1936, ocupou uma casa alugada e, depois, passou à sede própria, na Avenida Amazonas (seu endereço na atualidade).
O foco inicial do ensino na instituição era o antigo curso ginasial, equivalente ao atual ensino fundamental ll. Em 1958, passou a receber alunos para o curso secundário — ensino médio de hoje em dia.
Os últimos cursos a serem implantados, já em 1961, foram os dos anos pré-escolares e o “primário”, agora chamados de educação infantil e ensino fundamental l. Depois dessa ampliação no atendimento às etapas da escolarização, o colégio percebeu que deveria abranger também a educação de meninas.
Assim, em 1973, recebeu as matrículas das primeiras 327 alunas que passaram a integrar seu corpo estudantil. Daí por diante, em 30 anos o Santo Agostinho se modernizou, inaugurou novas unidades e expandiu sua estrutura. Nesse período, foi criada a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e iniciado o projeto que resultou na formação do Grupo Sarandeiros — em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em 2003, a cultura musical na escola alcançou seu ponto alto com a criação da Orquestra Stradivarius. Dois anos depois, o colégio implantou laboratórios e adotou tecnologias para apoiar seus processos de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de atender à demanda por um currículo educacional cada vez mais completo, foram adotadas mais e mais inovações: em 2016, foi criado o Projeto Robótica e iniciado o Programa High School Canada.
O High School visa propiciar uma dupla certificação aos alunos do ensino médio, além de facilitar a entrada desses estudantes nas universidades canadenses. Em 2017, o ensino bilíngue chega à educação infantil; no mesmo ano, o Projeto Empreendedorismo e Novas Tecnologias passa a ser ofertado aos alunos da segunda série do ensino médio.
Cursos
De ginásio a centro de educação integrado, o Santo Agostinho BH evoluiu muito ao longo de seus mais de 80 anos. Agora, os estudantes podem ser matriculados no colégio ainda na fase pré-escolar e prosseguir com seus estudos até o ano final do ensino médio. Veja, a seguir, os cursos ofertados e suas especificidades.
Educação infantil
A educação infantil do Santo Agostinho BH tem dois períodos: o primeiro recebe crianças com quatro anos de idade, já o segundo é destinado àquelas com cinco anos. Para ingressar nessa primeira etapa da escolarização, bem como no primeiro ano do ensino fundamental, é preciso passar por um processo de admissão.
As matrículas na pré-escola são simples, pois exigem apenas a realização de um cadastro, via internet, com informações do aluno e de seus pais. Já as inscrições no primeiro ano do ensino fundamental estão condicionadas ao comparecimento do ingressante à entrevista com a coordenação pedagógica da entidade e à participação em atividades dirigidas. Tais atividades não têm caráter classificatório, pois a finalidade é mostrar em qual estágio de alfabetização a criança está.
Ensino fundamental e médio
Quem tem interesse em uma vaga do segundo ano do ensino fundamental do Santo Agostinho BH deve passar por avaliações em Língua Portuguesa, Leitura, Produção de Texto e Matemática antes de poder fazer a inscrição.
Candidatos do terceiro ao nono ano, bem como os interessados em ingressar na primeira série do ensino médio, também devem obter ao menos 60% dos pontos atribuídos nas provas para efetivar a matrícula no colégio. Mais um critério para a admissão de alunos é a análise do boletim, que deve comprovar um aproveitamento satisfatório dos estudos em anos anteriores.
Programas
De língua estrangeira à robótica, passando por dança e esportes, a instituição oferece projetos que preparam o aluno para as oportunidades de um mundo em constante modificação.
Bilinguismo
Com enfoque na linguagem e nas ciências aplicadas, ministrado juntamente às disciplinas do currículo escolar e presente em práticas ligadas à iniciação científica, o ensino bilíngue se faz presente na rotina do colégio.
High School Canada
Trata-se de um programa de educação internacional em parceria com a Atlantic Education International (AEI), de New Brunswich (Canadá). Essa formação proporciona estudos conforme o currículo canadense, com matérias como Gestão de Negócios, Habilidades de Liderança e Estudos Midiáticos, entre outras.
Grupo Sarandeiros
O Grupo Sarandeiros tem como meta valorizar a cultura brasileira, com a produção de coreografias e espetáculos de dança. Devido à qualidade e à relevância, essas manifestações ganham destaque em festivais no Brasil e no exterior. Entre os benefícios do programa, está o estímulo à autonomia, autoconfiança, disciplina e liderança.
Equipes esportivas
Esporte competitivo como ferramenta para alcançar a formação plena de crianças e adolescentes: essa é uma das metas no colégio. Por meio da prática de basquete, futsal, vôlei e handebol ou de modalidades como natação, ginástica e judô, o aluno desenvolve e fortalece suas habilidades.
Respeito às normas e regras, aprender a conviver com as limitações próprias e dos outros e criar ou manter hábitos saudáveis são mais alguns ganhos de compor alguma das equipes esportivas.
Intercâmbio
Levar os alunos a uma imersão cultural completa, de forma que pratiquem o idioma nativo da localidade escolhida em centros acadêmicos, participem de variadas atividades e ampliem sua bagagem cultural, é a proposta do programa de intercâmbio do Santo Agostinho BH.
Para os estudantes do nono ano, o destino é a Espanha, já os participantes da segunda série do ensino médio viajam para o Canadá. A experiência dura três semanas, sendo acompanhada de perto por professores e outros colaboradores.
Robótica
As aulas de robótica possibilitam a construção de saberes ligados à lógica de programação, eletrônica e sistemas. Como resultado, os alunos tornam-se capazes de conceber soluções tecnológicas para dificuldades cotidianas. Para os estudantes que se destacam na disciplina, as competições de robôs promovidas pelo Clube de Robótica do colégio servem de incentivo extra à criação das mais engenhosas inovações.
Infraestrutura
Em seus 14 mil m², o Colégio Santo Agostinho tem uma infraestrutura que contempla dez quadras poliesportivas, laboratórios de química, física e biologia, observatório astronômico, biblioteca informatizada e salas multimídia, entre muitos outros recursos para a formação integral dos alunos.
Há, também, as instalações do Teatro Santo Agostinho. O espaço conta com capacidade para 368 pessoas e serve de palco às manifestações artísticas da comunidade escolar, além de receber peças teatrais ou espetáculos promovidos por realizadores independentes.
Referência em educação
Seu elevado nível educacional visa à formação integral dos estudantes, com ênfase em aspectos essenciais, como ética e cidadania. Afamado pelo ensino exigente, o colégio prepara os alunos para uma alta pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos principais vestibulares de todo o país.
Para comprovar a eficácia de sua abordagem pedagógica e do seu ambiente estimulante, basta conferir os resultados da instituição: o Colégio Santo Agostinho BH aprovou mais de 88% de seus alunos nos vestibulares de 2018. Vale salientar que boa parte desses aprovados entrou em cursos concorridos (como Medicina).
Essa excelência em educação frequentemente posiciona o colégio entre os primeiros colocados na lista que revela as melhores escolas do Brasil. Quando consideradas as pontuações obtidas por seus estudantes na última edição do Enem, ele é destaque, com médias consideradas muito altas.
Como chegar ao colégio
O colégio pode ser facilmente localizado, pois suas instalações ocupam quase um quarteirão inteiro do bairro Santo Agostinho, um dos mais nobres de BH. A fachada da escola fica na Avenida Amazonas; no seu entorno, encontram-se as ruas Araguari, Aimorés e Bernardo Guimarães.
Esses logradouros servem como referências para quem vai ao Santo Agostinho. Além do excelente nível de ensino, a instituição conta com um endereço privilegiado em meio às edificações de alto padrão existentes no bairro ao qual deu nome.
Dessa maneira, o colégio oferece um ensino campeão e elaborada infraestrutura em um dos pontos mais nobres de Belo Horizonte. Além do bairro Santo Agostinho, há unidades em Contagem, Nova Lima e no Gutierrez. Todas englobam desde a educação infantil até o ensino médio.
Como você pôde perceber, as escolas acima elencadas desenvolvem trabalhos pautados no que há de mais satisfatório em se tratando de ensino. Isso se reflete nas notas médias de seus estudantes tanto no Enem quanto nos principais vestibulares de todo o país.
Assim, é justificável que tais instituições sejam reconhecidas como as melhores escolas de BH. Suas abordagens pedagógicas — algumas tradicionais, outras mais inovadoras —, vão ao encontro dos anseios dos moradores dessa região da cidade, pessoas que têm em comum a constante busca por qualidade, bem-estar e segurança.
Desse modo, seja decidindo pelo ritmo acelerado do Colégio Bernoulli ou pela pedagogia agostiniana do Santo Agostinho BH, vai ser fácil encontrar um colégio à altura das suas expectativas na região Centro-sul!
Que tal continuar se informando sobre o que há de melhor na educação da capital mineira? Conheça, agora, 5 escolas internacionais de Belo Horizonte!