Guia completo do Belvedere: o bairro mais valorizado de BH

Começamos o nosso guia apontando, sem rodeios, uma característica que pode ser uma das principais razões para o Belvedere ser o bairro mais valorizado de Belo Horizonte: o seu clima ameno (em média, 3 ℃ a menos do que as demais vizinhanças da capital mineira).

Proporcionar noites com temperaturas com cerca de 10 ℃ é uma grande vantagem para qualquer bairro, e isso acontece graças à altitude. Afinal de contas, o Belvedere foi construído em um dos pontos mais altos de BH. E, além do clima mais ameno, isso garante uma vista deslumbrante de todos os lados.

Mas o bairro supervalorizado tem ainda muitos outros encantos e atrativos. Todos eles podem ser conferidos nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Características: as principais razões para a valorização do Belvedere

Projeto estratégico

Somando-se à altitude privilegiada, podemos acrescentar que o Belvedere é uma referência em desenvolvimento por ter sido projetado em uma região estrategicamente definida para moradias da classe alta.

Ele também foi concebido para oferecer excelentes opções de comércio, para proteger o solo e para evitar alagamentos nas suas ruas.

Para impedir esse acúmulo de água no solo, uma das medidas tomadas foi o investimento na vegetação, que está presente por todo o bairro. A arborização também foi desenvolvida para que o bairro permanecesse colorido durante todo o ano.

Dessa forma, as plantas escolhidas florescem em períodos diferentes, colaborando para o visual glamoroso dessa área que é cercada pela Mata do Jambreiro.

Tranquilidade garantida

Indo na contramão da maioria dos centros urbanos, o bairro ainda é considerado tranquilo, com muitas comodidades e maior qualidade de vida. Tudo isso se deve à associação de moradores, que é muito ativa e bastante compromissada com atitudes que melhoram a estrutura do bairro e o bem-estar dos habitantes.

Moradias luxuosas

O bairro conta com diversos condomínios de altíssimo padrão, todos com estrutura repleta em opções de serviços e lazer. E quem tem o privilégio de morar em um lugar assim, normalmente, deseja privacidade e muito conforto — atrativos conseguidos nos prédios luxuosos do Belvedere.

Isso porque a maioria dessas moradias fica em áreas de acesso restrito aos condôminos. Por oferecer tanta luxuosidade, o preço médio do metro quadrado fica em torno de R$ 10.894,00 e o de venda, em R$ 2.158.435,00.

Acesso facilitado

A partir do Belvedere, consegue-se chegar facilmente aos outros bairros de Belo Horizonte. A razão é que as principais vias locais que servem o bairro são estratégicas:

  • Avenida Nossa Senhora do Carmo;
  • Avenida Barão Homem de Melo;
  • Avenida Raja Gabaglia;
  • Avenida Afonso Pena; e
  • Anel Rodoviário.

História: saiba mais sobre o desenvolvimento do Bairro Belvedere

O nobre bairro localizado na região centro-sul de BH é tão extenso que se subdivide em Belvedere I, Ⅱ e Ⅲ. E sua trajetória é a seguinte:

A história do Bairro Belvedere I começa com o loteamento das suas primeiras áreas (842 mil metros quadrados), o que coube ao jovem engenheiro Sinai Waisberg, nos anos 1970.

A missão de lotear o Belvedere I foi dada pelo importante empresário Darcy Bessone. Segundo Waisberg, a tarefa não foi simples, já que a parte habitada de Belo Horizonte terminava na avenida Nossa Senhora do Carmo.

E, como o nome que seria dado ao novo bairro significava “mirante”, o engenheiro se inspirou na palavra para arquitetar o loteamento. Assim, as vias internas foram construídas com 15 metros de largura (incluindo as calçadas), totalizando 4 metros a mais do que as demais ruas de BH. Já as avenidas teriam 25 metros.

No começo, eram apenas casas. Mas em 1980, auxiliado pelo arquiteto Ney Werneck, Waisberg passou a desenhar o Belvedere Ⅱ. Já o Belvedere Ⅲ surgiu 1 década depois e começou a ser loteado com a visão estratégica de se construir no bairro o BH Shopping, além de vários prédios.

Devido à aridez do local, a praça mais famosa do bairro se chama Lagoa Seca, que nada mais era do que um local com terra muito árida. Por isso, foram plantadas várias árvores — que tornaram a praça e todo o bairro mais agradável, tanto visual quanto climaticamente.

Educação: conheça 4 escolas internacionais de Belvedere

O bairro se destaca pelo excelente ensino de seus colégios — contando, inclusive, com excelentes opções de escolas internacionais, como a Fundação Torino, o Coleguium Internacional, o Colibri e o Edna Roriz.

A seguir, você confere a descrição de cada uma delas:

1. Fundação Torino

A escola italiana alfabetiza os alunos em 3 línguas (italiano, inglês e espanhol) e há a opção de aprender latim. A fundação possibilita, ainda, que seja realizado um intercâmbio sem a necessidade de alterar a grade curricular.

O colégio faz questão de frisar que “ensina seu filho a pensar” — algo que costuma ser prometido por muitas instituições de ensino, mas cumprida de maneira efetiva por poucas.

O ensino contempla desde a educação infantil até o ensino médio, com um diferencial importante: as salas têm número de alunos reduzido, o que favorece a atenção e o aprendizado dos estudantes.

Existe, ainda, a preocupação com o preparo de excelência para os vestibulares brasileiros e também ao acesso às melhores universidades da Europa. Daí vem o constante cuidado com a formação integral dos alunos.

2. Coleguium Internacional

O Coleguium se preocupa em se esmerar tanto no ensino bilíngue quanto no método de preparação para o Enem. Dessa forma, o ensino busca ampliar as habilidades do aluno, fazendo aflorar todo o seu potencial.

E, quando chega o momento de concluir os estudos, os alunos ainda têm a chance de conseguir um diploma de ensino médio que também seja reconhecido internacionalmente — o que oferece a possibilidade de ingressar em uma universidade estadunidense.

Esse acesso é facilitado, também, devido a uma parceria com a Universidade de Missouri.

3. Colibri

O Colégio Colibri fez história em BH por seus mais de 50 anos prestando ótimos serviços educacionais a milhares de estudantes oriundos de famílias que pretendiam oferecer aos filhos um ensino de excelência.

E foi por conseguir alcançar essa missão que, em 2018, o colégio passou a integrar o Coleguium Internacional, que aposta na habilidade do aluno e acredita que, com disciplina e estudo, os jovens se tornam hábeis para vencer grandes obstáculos.

4. Edna Roriz

A escola Edna Roriz se tornou internacional e multicultural após seus 19 anos de existência. Em seu ensino, propõe inovações que sejam compatíveis com o novo tipo de sociedade, com comportamento interativo não apenas com seu círculo familiar, de trabalho e de amizade, mas com o mundo.

Em sua descrição, o colégio frisa que entende que a visão moderna exige inovação e, por isso, está compromissado com o desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos. Com essa filosofia, a escola prepara os estudantes para o futuro considerando a necessidade de desenvolver competências em uma sociedade que se transforma a cada dia.

No dia a dia do aluno, são estimuladas a perseverança e a autoestima, conduzindo-os a encontrar o desenvolvimento emocional, pessoal e, no futuro, o profissional, sempre valorizando o respeito mútuo.

E, se destacamos as escolas internacionais, cabe mencionar que para os pais que optarem por escolas tradicionais e delegarem o ensino de idiomas em centros especializadas, o bairro contempla a Cultura Inglesa, o Rizive e o English Town.

Lazer: as 5 opções de lazer para curtir no Bairro Belvedere

1. BH Shopping

Esse shopping center é um grande espaço tanto para compras quanto para diversão. Ele abrange 10 salas de cinema, 1 grande praça de alimentação e 400 lojas à disposição da sua família. O local ainda recebe eventos e exposições em épocas específicas, como férias, Natal, Páscoa e Mês das Crianças.

E, por falar em lazer infantil, o ambiente conta com a HotZone, famosa por trazer muita inovação para todos os seus parques, com as melhores atrações e equipamentos do mercado indoor. O objetivo é proporcionar uma viagem emocionante para as crianças e os seus pais.

Além disso, enquanto você realiza suas compras com tranquilidade e sem pressa, as crianças bem pequenas podem ficar em segurança e se divertir muito no Planeta Imaginário, que atua com recreação infantil.

O espaço busca encantar os pequenos e proporcionar a eles momentos de alegria com boas e enriquecedoras recordações em um mundo lúdico, desenvolvido especialmente para os menorzinhos.

O BH Shopping ainda conta com uma vasta opção de serviços para a comodidade dos usuários — incluindo acessibilidade para idosos, cadeirantes e portadores de deficiência ou de dificuldade de locomoção. Toda essa comodidade facilita as suas compras e valoriza os momentos de lazer com a sua família ou com os seus amigos.

Já o Espaço Família oferece aos pais de bebês uma sala de alimentação, banheiro família, trocador de fraldas, empréstimo de carrinhos de bebê e de cadeiras de rodas.

O ambiente ainda dispõe de Wi-Fi, serviço de concierge com atendentes bilíngues, além de ambulatório para garantir sua segurança durante sua permanência no maior centro de compras e diversão do Belvedere.

Localização do BH Shopping: BR-356, № 3.049.

2. Praça da Lagoa Seca

Para quem aprecia o lazer ao ar livre, a opção mais indicada é a arborizada Praça da Lagoa Seca. Ela é muito frequentada por moradores do bairro, principalmente, pelos amantes de esportes, caminhada e corrida — incluindo a modalidade fartlek (um jeito de correr que alterna a grande intensidade e a corrida contínua).

Isso é possível pelo fato de o terreno ser plano, mas com algumas inclinações sutis que propiciam a prática dessa atividade.

Ainda agradando a quem gosta de correr, a praça tem 2 opções de circuito. Um deles é o percurso de 1 quilômetro de extensão plana, mais indicado para “treinos de tiro” (que é quando uma distância é percorrida no menor tempo possível).

O outro circuito é o percurso de 1,9 quilômetro, o qual apresenta pequenas inclinações e menor circulação de pessoas, sendo indicado para a corrida tradicional.

O local tem uma área verde enorme, com cerca de mil metros quadrados (1 quilômetro), e fica na parte central do bairro. Como está ao lado do BH Shopping, é muito badalado, sobretudo durante os finais de semana.

O espaço ainda recebe alguns eventos — como a prova Encontro Delas, que está no calendário esportivo oficial da Federação Mineira de Atletismo. Com circuitos de 5 e 10 quilômetros de distância, ela é voltado ao público feminino.

Mas, além de bela e de servir para o lazer, a praça ainda tem uma grande utilidade social: em épocas de muita chuva, o espaço funciona como um “piscinão”, captando e armazenando água da chuva antes que ela alcance as galerias de águas pluviais. Esse processo evita enchentes.

3. Praça Ney Werneck

Essa praça se situa em outro ponto da região e está estruturada para as crianças pequenas, que se divertem em brinquedos, como balanço, trenzinho e escorregador. Já os maiores têm a possibilidade de andar de bike, skate e patins. Para matar a sede depois de tanta brincadeira, a praça ainda disponibiliza uma fonte com água potável.

4. Bela Vista

Mais conhecida como Torre Alta Vila, a “Bela Vista” ficou assim conhecida por ser a torre mais alta do Brasil aberta ao público. De seu alto, é possível ter uma vista de 360 graus de BH e de cidades vizinhas, além das belíssimas montanhas mineiras.

Enquanto aprecia a vista, é possível saborear a deliciosa comida japonesa no restaurante Hoshi.

5. Casas de Show

O Belvedere conta com 3 casas para espetáculos:

  • Woods, para quem curte música sertaneja;
  • Observatório, une diversão e ambiente muito agradável com vista espetacular; e
  • Garota Carioca, inspirada na atmosfera do Rio de Janeiro, conta com uma programação diversificada.

Alimentação: os 8 melhores restaurantes e os 11 bares mais badalados de Belvedere

No quesito alimentação, você não ficará com fome se estiver no Belvedere. Os melhores restaurantes do bairro estão elencados abaixo:

  1. Villa Roberti: especializado em cozinha italiana, tem arquitetura que é um convite aos bons vinhos em dias de temperaturas amenas e aos espumantes nos dias mais quentes;
  2. Bistrô do Divino: especializado em cozinha internacional, têm uma boa carta de vinhos e o ambiente é aconchegante;
  3. Graciliano: serve bufê completo no café da manhã, cozinha mineira tradicional no almoço e um chá da tarde caprichado;
  4. Esopo (“Taberna dos Tempos”): oferece cardápio internacional e um palco em que o público interage em apresentações de teatro, música, dança, poesia e pintura;
  5. Me Gusta: serve comidas leves acompanhadas de sucos naturais e muito sabor;
  6. Projeto Sabor: serve refeições fit, light e vegetarianas em um ambiente descontraído;
  7. Udon Belvedere: faz uma elogiadíssima comida japonesa sofisticada; e
  8. Mondeo Cozinha Internacional: oferece uma comida variada, bem elaborada e deliciosa dentro do shopping de BH.

Já os bares mais badalados são:

  1. Taika Izakaya: especializado em culinária asiática e japonesa. É integrado ao restaurante Udon;
  2. Djalma Mercearia Gourmet: choperia com cardápio variado, com grelhados e carnes especiais. O ambiente é agradável;
  3. Dorival Bar & Parrilla: em homenagem a Dorival Cow, trompetista de jazz. Os destaques vão para o uniforme dos garçons, cardápio e decoração, pois tudo remete à história do artista;
  4. Duke’n’Duke: serve hambúrgueres em um pub com cerveja artesanal;
  5. Stadt Jever: especializado em comida alemã e chope com versões variadas;
  6. Cervejaria Backer: oferece comida brasileira, sul-americana e alemã;
  7. Mercearia 130: serve comida contemporânea brasileira com aparência inusitada e sofisticada, além de drinques variados;
  8. Pátio e Templo Cervejeiro da Backer: servem cervejas especiais, e os amantes da bebida artesanal ainda podem visitar a fábrica e ir a um espaço reservado para a apreciação das cervejas e da gastronomia conceitual;
  9. Taste Vin: serve comida francesa e europeia em geral (com destaque para o suflê), wine bar e opções sem glúten;
  10. Freud Bar: fica no meio de uma mata e tem mesas em cima das árvores, além de redes, tochas, fogueiras e velas; e
  11. Itatiaia Rádio Bar: serve petiscos variados e acompanha cerveja bem gelada. Transmite jogos ao vivo pela TV.

Saúde: mantenha a forma em uma das 4 academias de Belvedere

1. Academia Malhação Belvedere

O local oferece as seguintes modalidades para o seu treino:

  • musculação;
  • abdominais;
  • bike;
  • indoor;
  • boxe muay thai;
  • localizada;
  • jump; e
  • circuito funcional.

Ou seja, há opções para todos os gostos e objetivos.

Localização da Academia Malhação Belvedere: Avenida Luiz Paulo Franco, № 531, 1º andar.

2. The Box Crossfit

Compreende várias modalidades de box, inclusive para o público infantil (o box kids). Segundo as informações do site da academia, todos podem praticar o box.

A recomendação é que seja feita a aula introdutória, que dá ao futuro aluno a chance de conhecer o ambiente, aprender os métodos oferecidos e participar de uma aula com a estrutura mais simples do The Box Class.

Localização da The Box Crossfit: Avenida Luiz Paulo Franco, № 591.

3. Teo Esportes — Unidade Belvedere

A academia foi pensada para as pessoas que buscam maior qualidade de vida, controle de peso e condicionamento físico. O espaço oferece treinos personalizados com sistema integrado on-line, além de acompanhamento de performance.

Modalidades oferecidas:

  • corrida e caminhada ao ar livre;
  • natação;
  • ciclismo; além de
  • plano empresarial e residencial.

Localização da Teo Esportes — Unidade Belvedere: Rua Juvenal de Melo Senra, № 663.

4. Runner BH

Localizada no Ponteio Lar Shopping, entre os bairros Belvedere e Santa Lúcia, a academia Runner BH se destaca pela infraestrutura e pelo nome reconhecido nacionalmente. Possui equipamentos de musculação que acompanham a evolução das técnicas de treinos esportivos proporcionando uma prática precisa e segura.

Cabe ressaltar que o local é considerado o melhor espaço aquático entre as academias de Beagá.

Modalidades oferecidas:

  • aquáticas;
  • dança;
  • ginástica;
  • kids;
  • bike; além de
  • diversos tipos de lutas e esportes.

Localização da Runner BH: BR-356, № 250, piso L2, loja № 244.

Serviços: 2 opções de grandes centros serviços no Belvedere e supermercados de renome

1. Belvedere Mall

Quando foi inaugurado, em 1999, seu objetivo era visionário: atender o crescente potencial da região. Atualmente, é um dos pontos comerciais mais valorizados do bairro por ter se tornado um enorme centro de negócios e serviços e, também, de conveniências.

O mall conta com 81 lojas espalhadas em 2 pavimentos com 3 acessos para satisfazer as necessidades e oferecer conforto a um público que se torna cada vez mais exigente.

Os serviços oferecidos são diversificados e compostos pelos segmentos:

  • clínicas de estética e beleza, fisioterapia e dentista;
  • agências de viagens e turismo;
  • escritórios de engenharia;
  • escritórios de advocacia;
  • estúdios de fotografia;
  • imobiliária; e
  • escolas.

Já o comércio do shopping contempla lojas de:

  • vinhos;
  • esportes;
  • vestidos de noivas e acessórios;
  • relojoaria;
  • informática;
  • ótica; e
  • produtos naturais.

Localização do Belvedere Mall: Avenida Luiz Paulo Franco, via com forte comércio na região.

2. BH2 Mall

O endereço oferece alguns serviços que se destacam pela qualidade. São eles:

  • TouchCursos.com: o grande diferencial dessa escola de informática é que as aulas são individuais e personalizadas. Dessa forma, não há necessidade de esperar o início de novas turmas, garantindo o seu melhor aprendizado de acordo com o seu tempo e objetivo;
  • Touchti.com: manutenção em computadores. Atende empresas e pessoas físicas;
  • HiperGenius.com: curso de robótica e programação para crianças e adolescentes;
  • Jornal Belvedere (notícias do bairro): maior jornal do Bairro Belvedere;
  • Música Essencial (escola de música): aulas de música;
  • Chaveiro Belvedere (cópia de chaves): cópias de chaves e demais serviços comuns aos segmentos;
  • Arte de Viajar (agência de viagens): venda de pacotes de viagens;
  • FOX Câmbio (casa de câmbio): troca de moedas;
  • Cultura Inglesa (escola de inglês): ensino do idioma;
  • Mercado Mineiro (buscador de preços): bolsa de valores de produtos;
  • Maia Films (filmagens profissionais): filmagens e fotografias para eventos;
  • Dose Certa (distribuidora de bebidas): comércio de bebidas finas para eventos; e
  • Le Ferman (perfumes e joalheria): venda de perfumes e, também, de joias.

Localização do BH2 Mall: Avenida Luiz Paulo Franco, № 500.

3. Grandes supermercados

O bairro ainda é contemplado com os supermercados Extra, Carrefour (no interior do BH Shopping), Verde Mar e Mart Plus, todos prontos para atender às suas necessidades em compras de produtos do dia a dia.

E então, gostou de conhecer todas as qualidades do Bairro Belvedere? Agora continue se informando sobre a capital de Minas Gerais aproveitando para conhecer as 5 vantagens de morar em uma cobertura em BH.