Now Reading:
Como planejar a compra do primeiro imóvel? Confira as principais dicas
Full Article 6 minutos lido

Como planejar a compra do primeiro imóvel? Confira as principais dicas

A compra do primeiro imóvel é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa e, por isso, precisa ser bem programado. Isso porque, além de envolver um alto investimento, também exige comprometimento e um bom planejamento financeiro a longo prazo, principalmente se a aquisição for financiada.

Portanto, é indispensável ter uma boa previsibilidade, disciplina e organização, além de ter clareza das suas preferências pessoais para a sua casa própria. Assim, você poderá dar um passo adiante com mais segurança e satisfação, investindo sem tornar esse sonho um pesadelo.

Pensando nisso, fizemos este post para que você saiba como planejar a compra do primeiro imóvel e por onde começar. Acompanhe!

Analise a situação atual do mercado imobiliário

O mercado imobiliário é muito movimentado e depende de diversas questões, como a economia do país. Por isso, no momento da compra do primeiro imóvel é viável analisar a situação atual e se certificar se é uma hora oportuna para fazer esse investimento.

Dessa forma, é possível avaliar se os preços estão dentro do valor de mercado e identificar com facilidade uma oportunidade de fazer um negócio melhor. Outros fatores que são variáveis e necessitam de acompanhamento periódico são as regras, taxas e juros do financiamento de imóveis, se for o caso.

Atualmente vivemos uma retomada do mercado imobiliário, ou seja, o mercado está superaquecido. Isso torna-se ainda mais significativo se tratando de imóveis de luxo. A procura por propriedades de altíssimo padrão aumentou significativamente, pois pessoas com um bom poder aquisitivo se sentem mais seguras investindo no setor imobiliário nesse momento de incerteza que estamos vivendo devido a pandemia. 

Escolha entre um imóvel novo ou usado

Na compra do primeiro imóvel pode surgir a dúvida entre comprar um imóvel novo ou usado. A boa notícia é que o mercado oferece excelentes alternativas para ambos os casos. A escolha depende muito das suas preferências pessoais, se deseja adquirir com urgência e o quanto está disposto a investir.

Por exemplo, se você almeja adquirir uma propriedade de forma mais rápida, o ideal é procurar por um imóvel finalizado, seja novo ou usado. Caso não tenha tanta pressa, a melhor escolha é comprar o imóvel na planta para conseguir um preço menor e, consequentemente, uma oportunidade melhor de negócio. Além disso, é possível adaptar os espaços ao seu estilo antes mesmo da entrega das chaves.

É inegável que um imóvel mais novo é bem mais vantajoso. Isso porque a infraestrutura é melhor, o que diminui a necessidade de manutenções e reformas, as configurações são mais modernas e aproveitam melhor os espaços.

Pense nas necessidades atuais e futuras

Para escolher bem o seu primeiro imóvel é preciso pensar bem nas suas necessidades atuais e futuras, tanto no quesito financeiro como preferências e planos pessoais. Você administra bem os seus rendimentos e tem uma reserva para casos de emergência? Você tem conhecimento das suas despesas e receitas mensais? Você pretende investir no setor imobiliário ou apenas adquirir o seu primeiro imóvel?

Quanto mais conhecimento você tiver dos seus gastos e sobre o mercado, mais assegurada será a compra do primeiro imóvel. Mas também é importante considerar suas necessidades pessoais para fazer uma boa aquisição.

Por exemplo, em qual região você gostaria de morar? O seu orçamento está alinhado ao custo de vida e do imóvel dessa região? Você pretende ter filhos? Precisa de uma casa ou apartamento de quantos quartos? Tudo isso deve ser analisado antes da compra, para que seja uma ótima escolha também a longo prazo.

Faça um ótimo planejamento financeiro

Essa é uma das dicas mais valiosas para a compra do primeiro imóvel. Sem um bom planejamento financeiro, as chances de algo dar errado ou comprometer o orçamento familiar são grandes. É fundamental ter uma reserva financeira, independentemente da forma de pagamento, seja à vista, consórcio ou financiamento, pois imprevistos acontecem.

Por isso, antes de tudo, analise a sua renda familiar, a rentabilidade dos seus investimentos a curto e longo prazo, a sua reserva financeira e o quanto você pode poupar ao longo do tempo. Ainda, as suas perspectivas de crescimento profissional, dentre outras questões, a fim de dar um passo adiante com segurança nessa escolha.

Atualmente, a tecnologia oferece diversas ferramentas que facilitam muito esse controle de gastos e receitas, como aplicativos e planilhas que calculam quanto sobra mensalmente. Quanto mais controle você tiver sobre suas finanças, mais segura será a compra do primeiro imóvel.

Realize muitas pesquisas de imóvel

Para acertar na compra do primeiro imóvel e não ter problemas na hora de se mudar, é muito importante pesquisar com calma e analisar todas as opções antes de fechar qualquer negócio.

Mesmo com a correria do dia a dia, se organize para tirar um tempo de qualidade para avaliar as opções de mercado, além de alinhar as expectativas para o imóvel dos seus sonhos. Visite a região, avalie as ofertas disponíveis, analise a infraestrutura do local, atente-se para o tamanho e o número dos cômodos, considere a ventilação do imóvel e a segurança do bairro.

Outra dica para facilitar esse processo de escolha é determinar quais são as suas prioridades e preferências. Isso ajuda a selecionar melhor os imóveis que mais atendem às suas exigências. Essa etapa pode ser um pouco demorada, mas é essencial para evitar problemas futuros e garantir a sua satisfação a longo prazo. 

Como visto, a compra do primeiro imóvel exige muito cuidado, organização e planejamento. Nossas dicas podem ajudar e muito a acertar nessa escolha, mas contar com uma boa imobiliária pode acelerar e tornar mais eficiente o processo.

A Anuar Donato atua no mercado imobiliário há 18 anos, com modernização e tecnologia para melhor atender seus clientes e todas as suas exigências. As opções são imóveis selecionados para quem busca alto padrão de qualidade de vida.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite as nossas dicas e entre em contato conosco para que possamos ajudar você a encontrar o imóvel que sempre sonhou. 

Input your search keywords and press Enter.