Como as obras em Nova Lima podem impactar o mercado imobiliário da região?

A Prefeitura de Nova Lima está empenhada em melhorar a mobilidade urbana, investindo em melhorias em vários locais da cidade. Com oito projetos em andamento, o principal objetivo é melhorar o fluxo de veículos e pedestres na cidade, o que certamente trará diversas vantagens ao mercado imobiliário, já que Nova Lima é uma das cidades mais importantes para o setor. 

Atualmente, a cidade conta com apenas uma saída asfaltada para a capital, a MG-030. Com as obras previstas, a prefeitura pretende diversificar os acessos pavimentados e assim desafogar o congestionamento da MG-030, facilitando a mobilidade dos moradores e estimulando o crescimento e as oportunidades da região.

Propostas de obras em Nova Lima:

  • Pavimentação e melhorias na estrada Nova Lima – Sabará

A obra em andamento visa pavimentar e melhorar a estrada MG-437, que conecta Nova Lima a Sabará. A parceria entre a Prefeitura e o Governo de Minas Gerais prevê a pavimentação de 8,9 km. A conclusão está prevista para outubro de 2024.

  • Avenida de Integração Jardim da Torre

Essa via já existente será uma alternativa à MG-030, aliviando o tráfego. A licitação deve ser publicada em julho, com previsão de conclusão em dez meses após o início.

  • Avenida de Integração Rio de Peixe

Com aproximadamente 25 km de extensão, essa obra irá ligar as regiões nordeste e noroeste de Nova Lima. O projeto é mais complexo e tem previsão de conclusão em até 12 meses, com 120 dias de licitação e cerca de 24 meses de execução.

  • Avenida Florença Perimetral Jardim Canadá

Essa via de aproximadamente 6,2 km contornará o bairro Jardim Canadá, melhorando o fluxo de veículos pesados. O projeto está previsto para ser concluído em junho de 2023, com início da licitação em julho de 2023.

  • Avenida Parque de ligação Centro

Esse projeto visa criar um acesso mais rápido da rodoviária à praça do Mineiro, aliviando o tráfego na Santa Cruz e em outras vias centrais. A via terá 2 km de extensão, ciclovia e um parque linear. O projeto aguarda diretrizes estabelecidas no tombamento estadual pelo IEPHA.

  • Requalificação da MG-030

O projeto busca adequar o trecho da MG-030, mantendo o tráfego fluído e garantindo a segurança dos pedestres. A conclusão do projeto está prevista para julho, com início da contratação em agosto.

  • Obras Vila da Serra

São 4 intervenções negociadas como contrapartida a um empreendimento no Vila da Serra. Incluem a duplicação da alça de acesso da BR-356 para a MG-030, melhoria do trevo do BH Shopping, alargamento do viaduto da antiga ponte ferroviária e construção de uma alça tipo “ferradura”.

  • Duplicação da MG-030

A duplicação do trecho municipalizado da MG-030 é um desafio, mas essencial para a mobilidade. Após perícia técnica independente, serão lançadas as intervenções necessárias, incluindo contenções. O edital deve ser lançado em breve, com previsão de 90 dias de licitação e 10 meses de execução da obra.

Impacto das obras em Nova Lima no mercado imobiliário

Com as melhorias na mobilidade, como a pavimentação de estradas, criação de acessos alternativos e desafogamento de vias congestionadas,será mais fácil para os moradores se locomoverem, tornando a região mais atraente para quem busca uma localização estratégica e com bons acessos. Além disso, essas melhorias criarão oportunidades de desenvolvimento, como expansão de bairros e melhoria de áreas antes menos acessíveis.

Com uma infraestrutura de transporte melhorada, novos negócios comerciais, residenciais e industriais podem surgir, estimulando o mercado imobiliário e criando um ambiente favorável para investimentos. Isso impulsionará o crescimento econômico, a valorização imobiliária e atrairá novos moradores e empresas para a região.

Portanto, se você busca boas oportunidades de investimento, este é o momento ideal para considerar as vantagens desse mercado em expansão e aproveitar os benefícios que as obras trarão para quem deseja investir, morar ou abrir negócios em Nova Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *