Quando alguém pensa em vender um imóvel a primeira dúvida que surge é sempre a mesma: quanto vale meu imóvel? Seria muito bom se a resposta fosse fácil, simples e, principalmente, única. Mas, infelizmente, não é bem assim que acontece.
Isso porque há vários fatores que podem influenciar no valor de venda de um imóvel. Se você está vivenciando um momento de venda de uma propriedade, este artigo vai sanar essa sua dúvida de uma vez por todas. Continue lendo!
Como avaliar o imóvel corretamente?
Contratar um corretor
O melhor meio de avaliar um imóvel é contar com a ajuda de um corretor experiente. Na escolha desse profissional, o ideal é que ele atue na região onde seu imóvel está localizado.
Eles podem conhecer bem a área e, provavelmente, já negociaram outras propriedades no local. Por tudo isso, os corretores são capazes de avaliar, inclusive, o preço do metro quadrado da localidade.
Após a avaliação de um corretor você se sentirá mais confiante em pedir um valor justo pela venda de seu imóvel.
É bom lembrar que quando a propriedade é colocada à venda numa imobiliária, o usual é que essa avaliação seja feita sem cobrar nada. Mas se o proprietário desejar apenas consultar um corretor sem usar os serviços de uma empresa especializada em imóveis, ele geralmente cobrará um valor à parte por esse serviço.
De acordo com o presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, na maioria das vezes os corretores fazem uma visita ao imóvel e falam o valor ao proprietário.
Também é possível solicitar ao corretor uma avaliação documentada, mediante o que é denominado “parecer técnico de avaliação mercadológica”.
Dessa forma, além de fornecer um valor para o imóvel, esse documento explica detalhadamente o motivo de se ter chegado naquele valor.
O parecer fornece dados da escritura do imóvel, faz uma comparação de imóveis semelhantes vendidos na mesma região e traz informações sobre zoneamento, mobilidade urbana e infraestrutura.
Para elaborar o documento é necessário que o profissional possua o título de avaliador imobiliário. Para conseguir essa qualificação os corretores necessitam ter curso superior em Gestão Imobiliária ou de especialista em Avaliação Imobiliária — atribuído pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
Comparar com imóveis similares
Quem busca apenas ter uma ideia do quanto vale sua propriedade, pode buscar preços de imóveis com características parecidas com a que está vendendo. Essa dica também é válida para quem deseja confirmar que a avaliação feita pelo corretor ou pela imobiliária está de acordo com o praticado nas redondezas.
Para fazer essa comparação, procure imóveis que sejam do mesmo tamanho que o seu, com idade próxima e com projeto arquitetônico semelhante.
As melhores referências são as praticadas no seu próprio edifício e os andares mais altos costumam valer mais, assim como os apartamentos voltados para o norte, pois são mais ensolarados.
Além disso, ainda que estejam em um mesmo bairro, um prédio novo e com uma fachada mais bonita também poderá custar mais caro do que um apartamento em um prédio mais velho.
No entanto, se o imóvel for uma casa não adianta compará-la com casas na mesma rua. Isso porque elas costumam ser bem diferentes entre si e seus valores podem variar por questões específicas.
Usar sites de busca de imóveis
As ferramentas de busca dos sites especializados em negociações de imóveis representam mais uma maneira de encontrar o valor aproximado de uma propriedade. Lembre-se de usar os filtros da busca, como o número de quartos, presença de suíte etc.
Para ter maior precisão nessa busca, pesquise pelo nome da rua onde seu imóvel se localiza. Se achar um na mesma rua, mas que tenha metragem diferente, descubra o valor do metro quadrado e aplique ao seu imóvel.
Quais fatores elevam ou diminuem o valor do imóvel?
Localização
Este é um aspecto muito importante na definição do preço de um bem. Os bairros mais procurados têm o valor do metro quadrado mais elevado, o mesmo acontece com os mais luxuosos. Os imóveis próximos ao centro da cidade podem ser mais valorizados. Já nos bairros mais populares, os imóveis valem menos.
Essa variação também pode ocorrer dentro do mesmo bairro. As ruas mais tranquilas costumam ter o preço do metro quadrado maior se forem comparadas àquelas com maior movimentação — e se o maior fluxo for noturno, o valor tende a cair ainda mais.
Portanto, “quanto vale meu imóvel”? A localização pode influenciar bastante na resposta!
Estado de conservação
As condições de conservação sempre precisam ser avaliadas. Isso porque, na existência de danos ou mau funcionamento, os custos para o conserto certamente influenciarão no valor do bem. Confira os itens a serem verificados:
- instalações elétricas;
- portas e janelas;
- telhado e teto;
- estrutura;
- hidráulica;
- paredes;
- armário; e
- pisos.
Tamanho
As casas com metragem maior costumam valer mais, independentemente da área construída ser grande ou não. Isso porque uma área livre ampla apresenta potencialidade para aumentar a casa e isso será ainda mais apreciado por quem dispõe de um valor a mais para a construção de novos cômodos.
Os imóveis em que o espaço foi bem aproveitado com cômodos grandes e distribuídos de maneira inteligente costumam ser muito valorizados.
O tamanho da garagem também é um diferencial, já que quanto maior ela for, mais carros caberão — e esse espaço ainda pode ser aproveitado para outras utilidades, como guardar uma moto ou uma bike.
Mobília
A presença de mobília também pode valorizar um imóvel. Isso vale tanto para móveis quanto para eletrodomésticos.
Assim, as propriedades com armários — principalmente os embutidos — na cozinha e nos quartos e equipamentos como ar-condicionado, tendem a valer muito mais por gerarem praticidade e conforto.
Mas cabe ressaltar que, para que a mobília faça o preço do apartamento ou casa à venda subir, tais itens precisam estar em bom estado de conservação, caso contrário, podem desvalorizar o local.
Um exemplo é um imóvel localizado no litoral que tenha um ar-condicionado muito enferrujado, pois ele precisará ser substituído por um novo e, provavelmente, a área de instalação necessitará de uma pequena reforma, incluindo quebras e repinturas.
Esperamos que o artigo o ajude a descobrir a resposta para a sua dúvida: quanto vale meu imóvel? Complemente sua leitura conferindo os 9 motivos para morar em Belo Horizonte.