O que faz um corretor de imóveis e como ele pode te ajudar?

Fazer um investimento imobiliário demanda ter segurança em todas as etapas, do momento de procurar a propriedade até o período que sucede sua compra. Isso porque, em uma negociação de alto valor, nada é detalhe insignificante: tudo exige minuciosa análise. Tal verificação, e muitos outros procedimentos ligados a transações com imóveis, é realizada com maior sucesso quando acompanhada de perto por um especialista.

Quer saber mais sobre o que faz um corretor de imóveis e como esse profissional pode ser útil a você? Continue a leitura e descubra mais sobre isso!

Trabalha com profundo conhecimento

Para obter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), o aspirante a corretor precisa ter curso específico que o habilite a atuar na área. No mínimo, deve comprovar graduação técnica em transações imobiliárias ou curso superior com valor correspondente.

Essa formação engloba os diversos aspectos dos negócios com imóveis, incluindo técnicas, normas e legislação concernentes às transações imobiliárias. O conhecimento do Código de Ética da profissão, bem como da postura adequada à quem trabalhará com imóveis, também integra a preparação do especialista em corretagem.

A posse desse conjunto de saberes, somada à experiência que deriva da prática cotidiana, faz do corretor a pessoa mais indicada para acompanhar você na compra de imóveis, bem como agir no ato de intermediação, competência exclusivamente destinada a esse profissional.

Coloca ética a serviço do seu negócio

Um dos pilares da profissão de corretor de imóveis é a postura ética, que deve transparecer em todas as suas ações. Desse modo, suas condutas são sempre guiadas pelos princípios convencionados como certos pelo seu Conselho, que pune as práticas consideradas impróprias.

Para exemplificar, cabe ao corretor informar-se a fundo acerca dos múltiplos aspectos de todo imóvel por ele trabalhado. Ele deve conhecer a situação da documentação, as condições físicas da construção e outras especificidades.

Aqui, vale salientar que, ao perceber algum problema ou irregularidade relacionada ao bem em negociação, o corretor é obrigado a relatar o fato ao cliente. Essa transparência, prevista e incentivada pelo Código de Ética, proporciona certeza de que, ao contratar um corretor, você estará respaldado pelo regimento que normatiza e fiscaliza a profissão.

Promove aproximação entre as partes

Proporcionar o contato entre quem busca e aquele que oferece um imóvel está entre as funções centrais do profissional de corretagem imobiliária. Atualmente, esse esforço segue na mesma velocidade da era da informação: a digital.

Afinal, foi-se o tempo em que classificados de jornais eram folheados até a exaustão na busca pelo imóvel ideal. Por isso, corretores utilizam cada vez mais os avanços na tecnologia e o alcance praticamente ilimitado da internet, colocando-os para alavancar os negócios dos clientes.

Aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais fazem parte das ferramentas usadas pelos profissionais mais antenados, em busca das melhores oportunidades. As ações possíveis nesse contexto chegam ainda mais longe, atingindo a inteligência de mercado, que conjuga a comunicação adequada ao alto nível de conhecimento.

Tudo isso para visualizar o produto certo a determinado perfil de comprador. Daí a aproximar os interesses de cliente e vendedor é só mais um passo na direção exata.

Faz avaliação correta da propriedade

Quando se trata de avaliar imóveis, experiência e conhecimento de mercado são poderosos diferenciais. Não é para menos, pois está em jogo se determinado bem tem o preço condizente com a realidade ou está fora dela, com valor abaixo ou acima dos outros semelhantes a ele.

No intuito de orientar você a fazer a melhor compra possível, o corretor está apto a opinar sobre o quanto vale o imóvel, tendo em vista suas particularidades e o contexto de mercado no qual está inserido.

Um profissional gabaritado tem preparo suficiente para ir além das estimativas “por alto”, sendo capaz de calcular o preço justo do bem conforme a sua metragem, estado de conservação, padrão da construção e localização, dentre outras características. Dessa forma, seu serviço é essencial para auxiliar a perceber boas chances e comprar um imóvel pelo preço justo.

Tem disponibilidade para ofertar e procurar imóveis

Em meio às afirmativas apontando o que faz um corretor de imóveis, não poderia faltar a disponibilidade e empenho desse profissional para encontrar a construção adequada à cada cliente. Para isso, ele primeiramente traça um perfil correspondente aos anseios, realidade e objetivos do comprador.

Esse momento marca uma das etapas iniciais do seu trabalho, crucial para o bom andamento das restantes. Dela depende o correto direcionamento do negócio, bem como a otimização do tempo das partes envolvidas.

A partir desse ponto, o corretor empenhará sua energia na busca pelo apartamento, casa ou terreno apropriado à satisfação das necessidades identificadas.

Ao encontrar esse imóvel perfeito, com a localização que você quer, do jeito que atende a suas expectativas, os esforços do corretor se voltam à negociação, seus trâmites e documentações.

Confere a documentação

Uma ampla gama de documentos integra a formalização da compra de um imóvel, sendo indispensável uma assessoria séria e competente para defender os interesses do comprador. Nessa papelada toda devem constar certidões e outros registros do vendedor, além de uma extensa lista de comprovantes da situação legal do imóvel.

A relevância dessa fase da concretização do negócio é tamanha que as anteriores ficam comprometidas, caso ela não seja cumprida com o devido critério e conhecimento. Assim, é justamente nessa ocasião que o corretor de imóveis coloca todo o domínio de seus conhecimentos a serviço da aquisição.

Além disso, o profissional prosseguirá atendendo você no pós-venda, para esclarecer dúvidas e acompanhar a conclusão da sua jornada de compra. Tal conduta, com a mesma solicitude demonstrada nas fases anteriores do negócio.

Viu só o que faz um corretor de imóveis e como contar com seus serviços é essencial para representar ótimos negócios para você? Além de tudo acima elencado, uma corretagem forte e atuante serve de apoio a compras bem-sucedidas e com grande potencial de valorização.

Portanto, não espere mais, entre já em contato conosco, pois a Anuar Donato Consultoria Imobiliária reserva a você os serviços dos melhores profissionais e as mais incríveis oportunidades disponíveis no mercado!