Bairro Mangabeiras: por que escolher esse bairro para morar em BH?

Localizado em uma área bem alta da capital mineira, o bairro Mangabeiras é famoso pelo clima agradável, por proporcionar uma linda vista do município e por causa das incríveis mansões luxuosas que embelezam e contribuem sobremaneira para a valorização do local.

Como se essas características positivas já não bastassem para a boa fama da região, ela também é praticamente rodeada pela Serra do Curral, uma área montanhosa gigantesca e eleita por voto popular como o principal símbolo de BH.

Por essas e muitas outras razões que veremos, a seguir, diversos motivos para escolher o Mangabeiras como um excelente bairro para morar em Belo Horizonte. Acompanhe e encante-se com os atrativos desse lugar!

Principais qualidades do bairro Mangabeiras

Imóveis de alta qualidade

Quem quer investir em imóveis em Belo Horizonte precisa saber que o bairro composto predominantemente por casas tem propriedades com características muito positivas. Essa é uma das principais razões que motivam pessoas a viver no Mangabeiras. E para quem pretende adquirir imóveis de luxo, sempre é possível encontrar mansões disponíveis para morar com conforto.

É claro que os edifícios verticais já apareceram por lá, mas eles são encontrados em menor número. Mesmo assim, os prédios não diminuíram o charme e a beleza do bairro, pois não ficam atrás do requinte das casas térreas e assobradadas.

Localização privilegiada

Outro bom motivo para morar no Mangabeiras é sua excelente localização. O bairro faz parte da região centro-sul de Belo Horizonte, uma área muito nobre da cidade. Ele também fica relativamente próximo do centro da capital, com acesso rápido pela Avenida Afonso Pena.

Há várias saídas que permitem chegar às grandes rodovias rapidamente — vias estrategicamente planejadas para você se sentir seguro e tranquilo, sem perder as facilidades que um local repleto de avenidas oferece.

Os bairros vizinhos também são excelentes e bastante acessíveis. Dentre eles, podemos destacar o Belvedere (um dos mais valorizados de BH), o Savassi, o Funcionários, o Sion, o Anchieta, o Carmo, o Acaba Mundo, o Cruzeiro, o Serra, o Comiteco (que antes era parte do Mangabeiras), entre outros. 

Área comercial completa

O bairro Mangabeiras é famoso pela tranquilidade e por ser prioritariamente residencial. Trata-se de um lugar perfeito para quem quer fugir do barulho das várias avenidas movimentadas e também dos prédios de apartamento com grande fluxo de veículos, que entram e saem dos estacionamentos.

Ainda assim, os moradores não sentem dificuldades na hora de buscar serviços e comércios para as suas necessidades diárias. Isso porque em volta do bairro há ruas e avenidas com infraestrutura completa, permitindo que você vá a pé até os mercados, padarias, farmácias, bancos, escolas, e outros estabelecimentos.

Já nas avenidas Bandeirantes, Afonso Pena e Uruguaia, você verá várias academias. Por fim, na rua Pium-í, é possível encontrar uma vasta gama de restaurantes e bares com comida italiana, japonesa, argentina, além da tradicional culinária mineira.

Área verde gigantesca

Uma pessoa que nunca foi ao Mangabeiras pode achar que a imensa área de vegetação se refere apenas à Serra do Curral e seu entorno, mas isso é uma inverdade gratificante. Sim, porque o verde predomina por todo o bairro, em suas ruas arborizadas e limpas, bem como nos parques e praças que ajudam a manter a vegetação viva.

Destacam-se os parques da Serra do Curral e das Mangabeiras, além da Praça do Papa com sua flora nativa. Todos esses locais singulares serão detalhados no decorrer do texto.

Clima ameno e ar puro

É quase uma redundância afirmar que o clima é ameno e que o ar é puro após citar que o bairro contém uma área verde “gigante”, com três parques e três praças. Mas o fato é que essa é uma vantagem muito importante do bairro e, portanto, merece ser mencionada.

Essas características tão raras são resultado não apenas da presença das áreas verdes, como também da altitude do local, que varia entre 1.100 a 1.350 metros. Impossível não desejar morar em um lugar assim!

Educação de destaque cultural e histórico

A educação é outro ponto de destaque no bairro Mangabeiras, a começar pela Escola Guignard, pertencente à UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). Essa importante escola de artes já formou diversos artistas de expressão no Brasil e no exterior. E como ela tem relevância histórica, abordaremos mais detalhes em um item próprio.

O bairro ainda abriga grandes escolas de inglês, como a Cultura Inglesa e a Number One — o que, atualmente, é fundamental para qualquer região completa. A Escola Balão Vermelho é outra instituição de ensino muito conhecida. Foi criada em 1972, durante a ditadura militar, um momento em que tanto pais quanto educadores discutiam para encontrar melhores alternativas de educação para seus filhos e alunos.

Diante do cenário da época, a escola adotou uma metodologia de ensino e um currículo abertos às transformações socioculturais peculiares de uma sociedade contemporânea, sendo, portanto, uma das instituições pioneiras a ter essa visão de educação moderna. Há pouco tempo, o Balão Vermelho segmentou parte das turmas de alunos, passando a compor o chamado Colégio Mangabeiras.

Referência em saúde ocular e ortopédica

É no bairro Mangabeiras que se encontram dois importantes centros de saúde: um especializado em oftalmologia e outro em ortopedia. O primeiro é a Fundação Hilton Rocha, que foi inaugurada em 1979 e se tornou referência mundial em saúde dos olhos.

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 1355.

O segundo é o Centro Ortopédico BH, um antigo hospital que levava o mesmo nome. Trata-se de uma instituição que existe há quatro décadas e que se dedica exclusivamente ao tratamento de doenças ortopédicas e traumáticas.

Endereço: R. Coronel Murta, nº 436 lj 01.

Restaurantes no Mangabeiras e no Cruzeiro

No bairro Mangabeiras

  • Pizzaria Mangabeiras: a pizzaria funciona como um rodízio de pizzas e tem uma decoração leve, com ar retrô (Avenida Afonso Pena, 4200);
  • Emporium Armazém Mineiro: serve comida mineira variada em um ambiente que mistura o estilo de vila interiorana e algumas características típicas das áreas de fazenda (Av. Afonso Pena, 4034);
  • Aromi Mangabeiras: restaurante self service com menu composto por saladas e carnes variadas, além de opções com ótimo custo-benefício (Avenida Afonso Pena, 4020);
  • Café Mangabeiras: tem fama de ter um pão de queijo maravilhoso, e serve leite recém tirado da vaca (Avenida Afonso Pena, 4321);
  • Néctar da Serra: apresenta um cardápio rico, com muitas opções de pratos saudáveis (diversos tipos de saladas), massas e frutos do mar. A limonada é grátis e servida à vontade (Av. Bandeirantes, 1839);
  • Cecília Gagliardi Buffet: restaurante self service com comida caseira variada e muito elogiada, sobretudo o pastel de carne (Avenida dos Bandeirantes, 1765);
  • Boi Vitório: churrascaria tradicional com espaço kids. O local tem clima bastante aconchegante, e seu cardápio vasto é de comer com os olhos. Há também muitas opções de cervejas (Avenida Afonso Pena, 4374);
  • Padaria Gran Vitória: esse ponto é tão rico em produtos que mais se assemelha a um mini mercado. Ainda assim, a grande variedade de pães e doces não deixa dúvidas de que se trata de uma excelente padaria (Avenida Afonso Pena, 4170); 
  • Mercearia 130 Serra: localizado praticamente na divisa do Mangabeiras com o bairro Serra, o restaurante é daqueles estabelecimentos que a gente usa a seguinte expressão ao entrar: “Nossa! Não dava nada por esse lugar!”. O cardápio é tão rico e variado que é possível degustar uma farta porção de ostras ou um prato de salada completo. Ou seja, não faltam opções para todos os gostos. A cozinha fica centralizada e exposta ao público para uma incrível experiência gastronômica (Rua Ivai, 130). 

Na rua Pium-í

  • Choperia Albanos: famosa por oferecer o melhor chopp da cidade em um espaço confortável e muito bem decorado (nº 611);
  • O Kabuto: restaurante que oferece rodízio de comida japonesa em um ambiente agradável (nº 736 A);
  • Fany Bombons: um lugar com tortas doces muito famosas e um bolo de chocolate tido como excelente, além do café de boa qualidade (nº 1636).

No bairro Cruzeiro (vizinho ao Mangabeiras)

  • Parrilla del Mercado: oferece ótimas opções à la carte, em ambiente agradável (Rua Ouro Fino, 452 loja 14);
  • Verde Gaio: restaurante tradicional de Belo Horizonte, com comida portuguesa de qualidade (Rua Ouro Fino, 452, no Mercado do Cruzeiro);
  • Imperium Bar: oferece uma excelente feijoada em um ambiente diferenciado (Rua Ouro Fino, 452);
  • Borracharia Gastrobar: o bar tem ambiente muito agradável, boa música e atendimento impecável. Oferece excelente opção de almoço no final de semana (Avenida Afonso Pena, 4321).

Principais atrativos turísticos e de lazer do Mangabeiras

Parque da Serra do Curral

Isolar a serra para proteger a vegetação e a flora foi a principal razão da criação desse parque, inaugurado em 2012. Atualmente, o local é muito procurado por moradores da região para praticar caminhadas e por pessoas que buscam contato com a natureza nos fins de semana.

Sua flora variada tem áreas cobertas heterogeneamente por mata de galeria, cerrado, campo de altitude, campo rupestre e alguns resquícios de Mata Atlântica. Além de proporcionar brisa fresca e ar puro, o parque abriga vários espaços para piqueniques, trilhas e mirantes (10 ao todo) com vistas incríveis da capital Belo Horizonte.

O conjunto de atrativos faz dessa área verde — com 400 mil metros quadrados e picos de altitude que permeiam os 1.500 metros de altura  o local perfeito para sua família relaxar e se divertir.

Também ganham destaque a Pedra do Urubu e, ainda, a Serra do Curral. Esta foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, e toda sua extensão é completamente protegida pelo parque.

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, nº 1951.

Parque das Mangabeiras

Coladinho ao anterior está o Parque Municipal das Mangabeiras, uma enorme área verde com 2,3 milhões de metros quadrados. É considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina e o segundo maior parque ambiental brasileiro. O projeto leva a assinatura do famoso arquiteto paisagista Roberto Burle Marx.

Estando lá, você poderá caminhar, sentir o ar fresco das montanhas e observar suas dezenas de nascentes que se transformam em riachos. Também encontrará diversos animais (como os quatis) e terá a possibilidade de fazer piqueniques, bem como utilizar as quadras esportivas, aparelhos de ginástica, ciclovias e pistas de skate ou patins.

São atrações do parque das Mangabeiras a Ciranda dos Brinquedos, a Ilha do Mico, a Praça das Águas, o Skate Park Mangabeiras e o Ponto da Mata. Além desses espaços, vale destacar os maravilhosos lagos do parque. 

A Cascatinha, por exemplo, é um lago em declive que forma cascatas devido à construção de paredes de pedras. Há também o Lago dos Sonhos, que fica no meio da vegetação alta e conta com várias espécies de peixes, incluindo as coloridas e brilhantes carpas. Nesse ponto, há um mapa de todo o complexo para você não se perder.

Por fim, tem a Praça das Águas, um lugar magnífico com paisagismo muito bem feito. A lagoa artificial é delimitada por um cimentado decorado com pedras de cores diferentes, e rodeia uma construção toda envidraçada. Enfim, o conjunto desse local rende uma bela vista e lindas fotos.

Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, nº 580.

Palácio das Mangabeiras e Praça Efigênio de Sales

O antigo Palácio da Liberdade é residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A obra, construída por volta de 1950, foi projetada por Oscar Niemeyer e erguida por Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando este foi governador do Estado. O Palácio das Mangabeiras teve projeto paisagístico assinado por Burle Marx e está localizado na Praça Efigênio de Sales.

Endereço: rodeado pela Rua Prof. Djalma Guimarães e Rua Arquiteto Rafaello Berti. 

Tirolesa BH

A Tirolesa BH é considerada a maior do Brasil, com seus 800 metros quadrados e capacidade de atingir 100 km/h. É uma atração imperdível para quem adora esportes de aventura e não abre mão de contemplar uma belíssima vista antes de pular.

E se após o salto bater aquela fome, o visitante pode se dirigir até a lanchonete que fica no local. Vale, ainda, esticar o passeio pelo maravilhoso Parque das Mangabeiras.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, nº 1000.

Praça do Papa

Antes denominada Praça Israel Pinheiro, mudou de nome após receber uma visita e um elogio do Papa João Paulo II, que exclamou: “Que belo horizonte!”, ao apreciar a vista da capital a partir do local. Inclusive, dizem que o nome da cidade teve origem por causa da visão que se tem de lá.

A praça do Papa é cercada pela Serra do Curral, e considerada uma região muito agradável para passear e curtir a mesma vista que encantou o pontífice — após sua ilustre passagem, foi erguido um monumento em sua homenagem. 

Endereço: Avenida Agulhas Negras, s/nº.

Mirante das Mangabeiras

Atrás do Palácio do Governador está o agradável Mirante das Mangabeiras, uma área de preservação ambiental que ocupa mais de 35 mil metros quadrados e que foi totalmente reformada.

Esse mirante proporciona aos visitantes uma bela vista panorâmica de toda a cidade e também do Parque das Mangabeiras. À noite, as luzes que iluminam a capital garantem uma experiência deslumbrante.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, nº 1000.

Praça da Bandeira

Inaugurada em 1997, a Praça da Bandeira faz parte da comemoração dos 100 anos de Belo Horizonte. Por abrigar o Marco Cívico do Centenário, é considerada ponto importante do bairro Mangabeiras e da cidade como um todo.

Mensalmente, realiza-se uma cerimônia de troca da Bandeira do Brasil, e nas quartas-feiras pela manhã acontece um ato militar. Esse espaço aberto é perfeito para ser contemplado e para relaxar em alguns pontos de descanso. Em seu entorno, há algumas opções de lanchonetes.

Endereço: Cruzamento das avenidas Afonso Pena e Bandeirantes.

Rua do Amendoim

Próxima à praça da Bandeira fica a rua do Amendoim (Rua Professor Otávio Magalhães), nacionalmente famosa pela ilusão de ótica que provoca: carros desligados posicionados sobre ela parecem subir ao invés de descer. A impressão confunde o observador, pois se trata de uma rua que, na verdade, é suave ladeira.

Ao deixar o motor desligado e com freios soltos, tem-se a ilusão de que o automóvel sobe a rua, quando deveria descer. Muitos relatos folclóricos buscam explicar o fenômeno. Um deles afirma que os carros se movem devido à grande quantidade de minério de ferro presente no local (pela ação de um suposto campo eletromagnético).

Mas isso é apenas uma lenda que pode ser desmentida ao observar que objetos não metálicos, como bolas, se comportam da mesma maneira — o que prova ser apenas uma ilusão de ótica.

Endereço: Cruzamento da Avenida Bandeirantes com a Avenida Afonso Pena.

Anchieta Garden Shopping

Localizado no bairro Anchieta, vizinho do Mangabeiras, o shopping conta com o conceito garden da rede — ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Assim, a empresa apresenta atitudes sustentáveis no seu desenvolvimento e, principalmente, no dia a dia.

O empreendimento também abriga serviços como supermercado, drogaria, academia Smart Fit e Polícia Federal. Do lado de fora está o charmoso Cidade Café Gourmet.

Avenida Agulhas Negras (Alto da Afonso Pena)

Há quem diga que o alto da Avenida Afonso Pena é um dos lugares mais belos de BH. Mas é a continuação da via que concentra sua maior beleza, com suas árvores frondosas de caules sinuosos, além dos ipês roxos que florescem na primavera e que dão vida ao local.

Após a rotatória — assim que entra no bairro Mangabeiras —, a avenida passa a se chamar Agulhas Negras. Seu encanto se completa quando encontra a Praça do Papa.

Parque Julien Rien

Localizado na avenida dos Bandeirantes, o parque fica, na verdade, entre os bairros Anchieta e Comiteco — que antes pertencia ao Mangabeiras. O local é muito agradável e incentiva pausas para descanso durante os passeios a pé. Isso porque o Parque Municipal Julien Rien é muito arborizado e tem um grande lago artificial sinuoso (que faz entremeios por toda a praça).

Em sua área central existe um chafariz que oxigena a água, torna o ar mais fresco e produz uma queda d’água que agrada muito aos olhos. Há também aparelhos para fazer ginástica ao ar livre e algumas escadarias em meio à vegetação. Os degraus levam a pontos que deixam a área ainda mais alta, permitindo uma visão ampla dos bairros presentes no entorno do parque.

Endereço: Avenida Bandeirantes, entre as avenidas Ribeiro Junqueira e Samuel Pereira — Anchieta.

Escola de Arte Guignard

Nos limites do bairro, encontramos essa escola de arte que conta com área verde encantadora e uma arquitetura muito charmosa. Em 1944, o então denominado Campo das Belas Artes ganhou um ilustre professor, o artista Alberto da Veiga Guignard, que chegou em BH por intermédio de Juscelino Kubitschek — prefeito da capital mineira na época.

A competência e didática do novo professor aliadas a seus incríveis conhecimentos artísticos preencheram o vazio da infraestrutura da escola que hoje leva seu nome.

Endereço: Rua Ascânio Burlamarque, nº 540.

Mercado Distrital do Cruzeiro

O mercado do Cruzeiro é pequeno, mas fornece tudo o que é essencial em um comércio do tipo, além de doces e famosas comidas típicas de Minas Gerais. A aparência é dos tradicionais mercadões das cidades, mas há uma charmosa e limpa praça de alimentação, com várias opções e decoração que lembra os estúdios industriais.

Endereço: Rua Ouro Fino, 452.

Pousada Mangabeiras

Por levar o nome do bairro e acompanhar seu estilo, já que traz áreas comuns com muita vegetação e uma bela piscina, a Pousada Mangabeiras merece ser destacada. Assim, se um familiar, amigo ou contato de trabalho for à capital mineira e fizer uma visita a você, já terá uma boa opção de hospedagem. Os quartos da pousada são amplos, muito confortáveis e bastante ventilados. O lugar ainda tem o diferencial de aceitar animais de estimação.

Endereço: Rua Expedicionário Alício, nº 277.

São muitos ambientes e programas para curtir na capital mineira, concorda? Esperamos que você tenha gostado de conhecer tudo sobre o bairro Mangabeiras e que sua próxima morada seja escolhida da melhor maneira possível para agradar toda a família.

Agora que você já sabe que o Mangabeiras é um excelente local, aproveite para conferir nossa lista com os melhores bairros para morar em BH!