Now Reading:
8 dicas para comprar apartamento usado sem cair em roubadas
Full Article 6 minutos lido

Investir no mercado de imóveis é um desejo comum para muitos brasileiros, pois a aquisição de uma propriedade traz muito mais tranquilidade e serenidade para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Por isso, conhecer algumas dicas para comprar apartamento usado sem cair em roubadas é muito importante.

O fato é que uma unidade mais antiga traz diversos benefícios e pode, em certas circunstâncias, ter um preço de venda mais interessante, mesmo oferecendo diversas vantagens. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira as dicas que preparamos a seguir!

1. Confira o estado de conservação

A primeira das dicas para comprar apartamento usado sem cair em roubadas é conferir com muita atenção o estado de conservação. Embora muito proprietários possam ser bastante cuidadosos quanto à sua unidade, o fato é que é muito comum que algumas pessoas tentem “empurrar problemas” para o futuro dono.

Tendo isso em mente, coloque o seu olhar mais minucioso sobre as partes elétricas e hidráulicas, pois elas são campeãs em pequenas falhas. Ande pela cozinha e pelos banheiros em busca de vazamentos ou infiltrações. A presença de mofo também é um mal sinal, pois implicará em alguns custos a mais.

2. Veja as possibilidades de reforma

O passo seguinte para comprar apartamento usado é analisar se a planta permite que você realize algumas reformas. É muito comum que as unidades mais antigas tenham projetos peculiares que, muitas vezes, não contempla o estilo de vida moderno dos dias de hoje.

Avalie, por exemplo, se as paredes e divisórias existentes são todas estruturais ou se algumas delas podem ser retiradas sem maiores problemas. Dessa maneira, você poderá investir em um conceito amplo, como uma cozinha americana, que trará uma maior sensação de amplitude, mesmo para unidades mais discretas na metragem.

3. Verifique se o imóvel está regularizado

Verificar a situação legal de uma propriedade é uma atitude essencial antes de fechar qualquer negócio, mas, no caso de uma unidade antiga, isso pode ser ainda mais importante, pois é muito comum, infelizmente, que alguns proprietários acabem se esquecendo de pagar algumas taxas ou, até mesmo, deixem pendências de propósito.

Sendo assim, procure se certificar de que o imóvel está perfeitamente regularizado em todos os aspectos. Cheque a situação atual de impostos, como o IPTU, taxas de condomínio, por exemplo, e outros débitos do gênero.

Em caso de inadimplência, quem está comprando é que arcará com eventuais futuros pagamentos, e isso pode representar uma fatia abundante de dinheiro, o qual prejudicará o seu orçamento.

4. Analise a realidade do mercado

Analisar qual é a situação atual do mercado também é fundamental para quem quer comprar apartamento usado sem ser prejudicado, afinal, somente com um bom conhecimento de causa sobre o setor, você poderá avaliar se o valor pedido está dentro da realidade do mercado ou se o proprietário está cobrando um preço fora dos padrões aceitáveis.

Também é uma forma de observar se você está tendo uma boa oportunidade e de entender se você está fazendo um bom negócio ou não. Nesse quesito, a internet pode ajudar bastante, especialmente por conta dos sites especializados em transações imobiliárias, é possível verificar o que estão cobrando por unidades similares na mesma localização.

5. Conheça o seu orçamento pessoal

Verificar se o preço cobrado está dentro do valor de mercado é muito importante, mas isso pouco adiantará se você não tiver uma boa consciência do seu orçamento pessoal. Por isso, faça uma boa análise da sua realidade financeira e descubra as limitações que ela poderá impor a você nesse momento.

É indispensável que você tenha a certeza de que terá totais condições de arcar com o pagamento do imóvel usado que despertou o seu interesse, de forma que a aquisição da unidade se torne fonte de alegria e não de preocupação. Além disso, procure ter sempre uma reserva de emergência para imprevistos.

6. Observe a presença de facilidades

Não basta que uma propriedade atenda a todos os seus requisitos e caiba perfeitamente no seu orçamento, se as adjacências da unidade não possuírem as características necessárias para manter o seu estilo de vida e atender as demandas, necessidades, desejos e anseios dos seus filhos, do seu cônjuge e, evidentemente, os seus.

Contar com algumas facilidades, portanto, torna-se algo fundamental para ter um dia a dia mais prazeroso, ativo e feliz. Avalie a presença de mercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos do gênero nas imediações, pois você não vai querer ter que usar um carro ou transporte público para ir até eles.

7. Avalie o tamanho da propriedade

Imóveis usados costumam ter uma metragem mais ampla do que as unidades novas, especialmente porque o seu projeto original costuma estar em consonância com o que estava em voga no seu período de construção. Por isso, antes de fechar negócio e assinar o contrato, é muito importante lançar um olhar atento sobre essa questão.

Veja se o tamanho da propriedade é condizente com o que sua família precisa e com o que você deseja para o momento. Enquanto cômodos mais diminutos e práticos são a pedida ideal para jovens casais, quem já tem filhos crianças ou adolescentes, por exemplo, pode necessitar de mais quartos e banheiros.

8. Considere as taxas e impostos

Por fim, você deve não apenas verificar se as taxas e impostos do imóvel usado estão em dia, mas também deve fazer uma avaliação inteligente dos seus valores, pois é você que arcará com elas a partir do dia da aquisição. Unidades mais antigas ficam em bairros tradicionais e isso pode jogar o preço dos tributos para o alto.

Comece se informando sobre as contribuições condominiais, que podem ser bastante consideráveis em condomínios de padrão elevado. Veja se as facilidades internas compensam esse preço, como academias, piscinas e segurança 24 horas.

Com isso, você pode abater o que gastaria com a mensalidade da academia ou de um clube, por exemplo.

Essas são algumas dicas para comprar apartamento usado sem cair em roubadas, por esse motivo é de suma importância estar atento a elas para garantir a tranquilidade e segurança que você e a sua família merecem.

Gostou deste conteúdo? Então que tal conferir também nosso outro artigo sobre os benefícios de contratar uma consultoria imobiliária?

Input your search keywords and press Enter.